[FILME] Era Uma Vez..., 2008

Thursday, December 03, 2015
Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago um filme nacional não muito recente, um dos meus preferidos do cinema brasileiro. Uma história comovente e impactante. Confiram!


O filme começa nos apresentando Dê (Thiago Martins), um jovem morador do Cantagalo no Rio de Janeiro. Filho de Bernadete (Cyria Coentro), empregada doméstica, irmão de Carlão (Rocco Pitanga), jovem responsável e trabalhador. Dê foi abandonado pelo pai ainda na infância, e também na infância viu seu irmão mais novo Beto (Fernando Brito) ser assassinado por traficantes. Dê ainda vê seu irmão Beto ser expulso da favela pelos traficantes que a comandam e em seguida vê seu irmão ser confundido com traficantes e preso injustamente.


Apesar de todas as dificuldades e injustiças presentes em sua vida, Dê leva uma vida honesta, trabalhando em uma barraca de cachorro-quente na praia de Ipanema.

Do seu trabalho, todos os dias Dê observa uma bela moradora do luxuoso condomínio da Viera Souto. Certa noite ele assiste a uma discussão da moça com seu namorado, ela sai de casa e vai para a praia, o que a moça não percebe é que alguns assaltantes estão se preparando para atacá-la. Sem pensar duas vezes Dê a salva do assalto.


E assim Dê conhece Nina (Vitória Frate), filha única de uma família rica. Dê já possuía uma paixão platônica por Nina, e fica nas nuvens por finalmente poder falar com ela, por finalmente conhecê-la. E entre um encontro e outro, Nina também se apaixona por Dê.



Os jovens assumem um namoro, no entanto manter este relacionamento não será nada fácil. As famílias não aceitam, a mãe de Dê acha que ele não deve se envolver com pessoas que não pertençam ao seu mundo, e o pai de Nina vê Dê como um bandido que só quer se aproveitar de sua filha e que pode colocar a vida dela em risco.


Em meio a tanta intolerância, preconceitos e violência Nina e Dê vão tentar viver o amor que sentem.


Embora o cinema brasileiro já esteja saturado com histórias de favela, tráfico de drogas e afins, na época já estava, atualmente não sei se aumentou pois não acompanho tanto o cinema nacional para falar com precisão este filme é um dos meus preferidos, embora nem todos tenham gostado. Para mim essa releitura do clássico Romeu e Julieta de Shakespeare foi ótima, mesmo o fim do filme sendo previsível, ele consegue ser chocante e emocionante. 

As atuações, pelo meu ponto de vista, foram ótimas, a química entre Thiago Martins e Vitória Frate foi perfeita.

Era uma vez é um filme impactante com um lindo romance, talvez um pouco clichê, mas que vale apena ser assistido.
"Mas se as pessoas olhassem com mais cuidado uma para outra, acho que seria diferente." 
Título: Era Uma Vez... 
Ano de Produção: 2008
Dirigido Por: Breno Silveira
Gênero: Drama, Romance
Nota: 5/5

No comments:

Powered by Blogger.