21 de fev de 2016

Maratona Oscar 2016 #3 - The Danish Girl (A Garota Dinarmaquesa)

Oláá pessoas, tudo bem?

O filme de hoje também foi adaptado de um livro e está concorrendo em quatro categorias: melhor ator (Redmayne), atriz coadjuvante (Alicia Vikander), figurino e direção de arte. O filme estreou no Brasil no dia 11/02/2016 e está arrancando vários elogios pela internet. 


O filme vai contar a história de Lily Elbe, que talvez seja a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de mudança de sexo. Ela viveu até a meia idade como Einar Wegener e ela teve sorte de ter o apoio não só de uma médico excelente, mas também de sua mulher, Gerda, que era extremamente apaixonada por ela.

A direção é de Tom Hooper, conhecido pelo seu trabalho em "O Discurso do Rei" e devo dizer que aqui nesse filme ele também está bem qualificado. O filme tenta abordar a temática de uma forma mais sutil para não ofender os mais conservadores, mas apesar disso achei que apresentou muito bem o drama vivido pelo protagonista e a exposição da temática.

O filme não segue um lado, ele mostra com sutileza e delicadeza a questão de transgênero e homossexual, que na realidade são coisas diferentes. O foco é a aceitação e a descoberta de Einar como Lili.


Já na parte de interpretação, acredito que o Eddie apesar de ter sido espetacular e de mostrar, em muitas cenas, puro talento, não levará a estatueta dessa vez. Porém a interpretação que merece um destaque aqui é da Alicia Vikander, a  Gerda, com cenas em que as reações e emoções são perfeitas, o que nos faz identificar com a personagem e colocá-nos dentro do enredo, de forma a tentar entender tudo o que está acontecendo e tentando aceitar as mudanças em sua vida.

Figurino e fotografia excelentes, no meio do filme eu imaginava estar na mesma época dos personagens. Acredito que o filme tinha muito mais potencial a ser explorado, o tema é amplo e poderia ter sido melhor apresentado. E também, como foi baseado em uma história real, muita coisa acabou ficando de lado, mas ainda sim é um filme que vale a pena ser assistido.


Título original: The Danish Girl
Ano produção: 2015
Dirigido por: Tom Hooper
Duração: 120 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Romance

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais! 
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

Nenhum comentário:

Deixe um comentário ;)

© Tudo que Motiva - 2014. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.