[LIVRO] Sobre a Escrita: A Arte em Memórias - Stephen King

Olá, pessoas! Mais um livro do Stephen King? Sim, por favor. Então, vamos.


Título Original: On Writing: A Memoir of the Craft
Título: Sobre a Escrita: A Arte em Memórias
Autor: Stephen King
ISBN-13: 9788581052779
ISBN-10: 8581052770
Ano: 2015
Páginas: 256
Editora: Suma de Letras
Nota: 5/5 
Adicione: Skoob
Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, "Sobre a Escrita" é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.

Hesitei muito em fazer uma resenha deste livro porque assim que terminei ele, sabia que ia querer rele-lo, ter esse livro do meu lado sempre, colocar mil post-its e fazer marcações, esse foi um livro especial para mim. Sobre a Escrita é um livro de não-ficção no qual o maravilhoso Stephen King conta de suas experiências e sua história com a escrita.

King faz uma trajetória excelente e muito honesta ao decorrer do livro com lembranças e momentos que o impactaram e o influenciaram na criação de sua personalidade, assim como os moldes de seu talento e como ele se aprimorou. King é sempre muito honesto em suas opiniões referente aos assuntos tratados e conta sua história de como foi difícil e como trabalhou para se aperfeiçoar para chegar onde está.

- Quando você escreve, está contando uma história para si mesmo – disse ele. – Quando reescreve, o mais importante é cortar tudo o que não faz parte da história. 

Além de indicações de livros para anotar e levar para a vida, King também dá várias dicas referentes a vocabulário, sentido da estória, boa escrita, verbos e a importância de gramática para sua estória, assim como uma discussão intensa sobre imaginação. Algumas das dicas são bem obvias, porém outras são coisas que eu nunca havia percebido e comecei a reparar após a leitura do livro.

Este é um livro obrigatório para todo escritor ou para as pessoas que tem essa ambição, mas além dessas pessoas, todos deveriam ler este livro porque além das dicas do King, é um livro intenso e de fácil identificação que pode agradar a todos. E resumindo este livro em apenas uma dica que deve ser levada bem a sério é: leia muito e escreva muito. 


Acompanhe o blog nas redes
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Google+

1 comment:

  1. Olá, Yara.
    Esse é um livro que está na minha lista de desejados desde o lançamento, principalmente porque eu escrevo, então quero essas dicas preciosas do King. Tenho certeza que a obra terá muito a me acrescentar.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ReplyDelete

Powered by Blogger.