[LIVRO] João e Maria - Neil Gaiman

Olá, pessoal! Depois de muito enrolar, finalmente voltei a ler conteúdo que ainda não tinha lido do Neil Gaiman. A leitura não foi perfeita, porém juntou elementos que amo: Neil Gaiman, conto de fadas com tom sombrio e ilustrações lindas. E por esses elementos, a leitura já valeu a pena!


Iniciei a leitura desta versão de João e Maria com expectativas, tanto pelas ilustrações quanto pelo nome Neil Gaiman na capa – que faz eu comprar qualquer coisa –, porém esta versão de João e Maria não tem nada de diferente. Não é muito diferente das que encontramos em outros livros ou até mesmo em filmes, é a mesma história só que escrita no tom de Gaiman e com ilustrações lindíssimas de Lorenzo Mattotti. Esses elementos conferem a estória um tom mais sombrio.

João, Maria e seus pais estavam bem até a chegada da guerra e de tempos difíceis para se achar comida. Com a falta de comida e o desespero a espreita, a mãe deles sugere ao pai dos garotos que o mais sensato seria perdê-los na floresta porque afinal, não tem comida e é melhor a morte de duas pessoas do que de quatro pessoas.

O pai os leva para a floresta e os “esquece” uma vez, porém com as migalhas de pães, eles acham o caminho de volta, porém após duas semanas em casa, o pai os “perde” na floresta novamente. Quando se perdem na floresta desta vez, não conseguem achar o caminho de volta e acabam indo parar em uma casa feita de gengibre, e lá eles encontram uma velha senhora.  




Neste cenário, antes das crianças serem de fato abandonadas, a figura do pai é a que insiste com a mãe para não deixarem as crianças na floresta, porém o pai acaba sedendo ao pedido da mãe, tanto por insistência da mãe ou até devido ao momento de desespero e fome.

O verdadeiro diferencial deste livro é este tom bem dark dado a estória e a edição que está lindíssima e super caprichada. E além disso, no final da edição há um texto super legal falando um pouco do conto de fadas de João e Maria, desde sua criação, simbolismos e transformações.  

A atmosfera criada pelo livro também é muito propicia, tanto a narrativa sutil do Gaiman quanto as ilustrações do Mattotti passam perfeitamente o tom de angustia vivido pelos personagens, a opressão da família, da floresta e das situações. Neste livro, vemos como agem as crianças em uma situação de desespero, como elas agem ao chegarem na casa da velha, e até mesmo seus pais que em uma situação de desespero abandonam os filhos na floresta.


Título Original: Hansel and Gretel
Autor: Neil Gaiman 
Ilustrações: Lorenzo Mattotti
ISBN-13: 9788580577761
ISBN-10: 8580577764
Ano: 2015
Páginas: 56
Editora: Intrínseca
Nota: 3/5 


Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais! 
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

1 comment:

  1. Oi Yara!! Nossa! Quero muito ler esse livro! Sou fã do autor e essa edição está muito linda e chamou muito a minha atenção! Ótima postagem!!

    Beijinhos

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ReplyDelete

Powered by Blogger.