[LIVRO] O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

Friday, April 01, 2016
Assim que coloquei os olhos em O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, pensei que seria uma estória no estilo Goosebumps, depois vi vários comentários falando que era um livro de fantasia, ai fiquei mais animada ainda, mas enrolei  para ler o livro. Porém depois de ver gifs do trailer da adaptação e não ler a sinopse, finalmente li o livro e uau, eu realmente deveria ter livro este livro antes. 


A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.

A estória gira em torno de Jacob, Jacob cresceu ouvindo as estórias fantásticas e cheias de fantasia sobre um orfanato cheio de crianças peculiares. Quem lhe contava essas estórias era seu avô, um judeu que sobreviveu da guerra.  Após a morte de seu avô, Jacob fica atormentado e vai atrás de respostas para a morte de seu avô e esclarecimentos sobre o tal orfanato em que o avô esteve.

Não posso dizer muito, pois cada capítulo é uma novidade, porém posso afirmar que assim que Jacob encontra as crianças peculiares e a Srta. Peregrine, ele percebe que as estórias contadas por seu avô não eram tão fantasiosas quanto ele pensava. 

Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo. 

Jacob é o típico personagem adolescente que está decido a achar algo e é maravilhoso acompanhar ele na descoberta pelo que seu avô passou, para achar o orfanato e para obter respostas com a Srta. Peregrine. E eu adorei as crianças peculiares e o “dom” de cada uma delas, alguns são mais usuais e outros são diferentes, mas cada uma tem um espaço muito legal na estória.

A leitura deste livro foi incrivelmente rápida e deliciosa, a escrita do Ransom Riggs é muito envolvente e cada capitulo tinha algo novo e algo que fazia você ter que ler o próximo.

 Uma das coisas que mais gostei desse livro foi os cenários descritos pelo autor! Tanto o orfanato, a ilha que está o orfanato ou até mesmo o lugar onde o avô de Jacob morava tinham um ar meio vintage e sombrio ao mesmo tempo.


Para compor a edição física ou a de ebook e a sua estória, Ransom Riggs pegou fotografias autenticas, salvo alguns casos de algumas que tiveram um tratamento, tais fotografias – como o próprio Ransom Riggs disse ao final do livro -, trazem beleza da obscuridade. Sou fotografa e sempre que me dizem que há fotos que complementam qualquer estória de ficção, fico curiosa e corro atrás.

Adorei essas fotografias, elas foram muito bem inseridas e eu perdia vários minutos as observando. As fotografias não só dão um tom todo creepy e vintage a estória como também conversam e torna tudo ainda mais legal. 

Este é um livro excêntrico e muito divertido. Indico principalmente para quem gosta de fantasias juvenis e será uma trilogia, então logo tenho que ler a continuação.

Título Original: Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children
Autor: Ransom Riggs 
ISBN-13: 9788544102848
ISBN-10: 8544102840
Ano: 2015
Páginas: 336
Editora: LeYa
Nota: 4/5 
Skoob | Goodreads
Comprar: Book Depository

O filme ganhou uma adaptação cinematográfica que irá estrear este ano e é dirigida pelo Tim Burton. Veja o trailer:

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais! 
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

1 comment:

  1. Olá, Yara.
    Estou bem animado para fazer a leitura dessa obra. A premissa é muito boa, principalmente por causa desses "poderes peculiares". Isso faz-me lembrar de algumas tramas que acompanhei na infância.
    Além disso, quero ler antes de o filme ser lançado.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ReplyDelete

Powered by Blogger.