[LIVRO] Prometo Falhar - Pedro Chagas Freitas

Olá pessoal, tudo bem?

A resenha de hoje é de um livro que fez muito sucesso no ano passado por aqui. O autor Pedro Chagas Freitas esteve no Brasil o ano passado na Bienal do Livro do Rio. O livro foi considerado pela crítica como um dos melhores trabalhos do autor. Um livro que não alcançou todas a minhas expectativas, confiram porquê!

Título: Prometo Falhar
Autor(a): Pedro Chagas Freitas
ISBN: 9788581637495
Ano: 2015
Páginas: 400
Editora: Editora Novo Conceito
Nota: 3/5
Adicione: Skoob
Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos. A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa. Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal. Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa.   


Prometo Falhar foi lançado o ano passado, e devido a tantos comentários positivos em relação a ele é claro que quis conferir o que este livro tinha de tão especial.


Confesso que ao iniciar a leitura fui surpreendida, a estrutura apresentada no livro não era comum para mim. Embora soubesse que ele era um livro de crônicas e poemas, ele é escrito de uma maneira diferente. As crônicas e poemas não têm títulos e o autor não inicia as frases com letras maiúsculas com algumas poucas exceções, foi uma experiência diferente; o livro é como um apanhado de "coisas" que o autor foi escrevendo, sentimentos que ele sentia e ia passando para o papel por meio de personagens, que na maioria das vezes não tinham nomes.
"mas o que faz um livro é a maneira como ele fala e não a maneira como se veste, nisso os livros são como as pessoas sem tirar nem pôr."
O tema principal das crônicas e poemas é o amor, não só o amor entre homem e mulher, mas também o amor entre pais e filhos, entre irmãos, entre amigos, enfim, o amor entre as pessoas. O autor nos apresenta tudo que podemos fazer quando estamos "apaixonados", quando amamos alguém, seja qual for este tipo de amor, e também as consequências, sejam elas positivas ou negativas, causadas por este sentimento. O autor ainda utiliza do tema em algumas crônicas para fazer algumas críticas sociais e políticas ao seu país Portugal.
"quem inventou a droga não conhecia o amor, me parece evidente".
Infelizmente eu não consegui me conectar tanto com o livro, talvez por não estar acostumada com este tipo de leitura. De todas as crônicas, apenas duas me marcaram, me fizeram querer compartilhar com outras pessoas li elas para todos que tive oportunidade..rs.... Mais umas quatro ou cinco conseguiram me fazer sorrir, ou sentir um pouquinho de tristeza pela situação da personagem. Confesso, foi bem difícil concluir a leitura, demorei uns quinze dias para concluir, pensei em abandoná-la uma porção de vezes, mas que bom que não fiz, pois algumas crônicas valeram a pena.
"É preciso haver sempre um livro para ler para nos salvar a vida."
A diagramação do livro está perfeita, as folhas são amareladas e a fonte possui um tamanho confortável para leitura. A capa permaneceu a mesma da edição original, e na minha opinião ela é bem bonita e passa muito bem o sentimento presente no livro.

Mesmo o livro não se tornando meu favorito; não tendo atingido todas as minhas expectativas, recomendo sua leitura, talvez para mim não tenha funcionado, mas talvez ele possa te conquistar. Se você gosta de livros que falam de amor e principalmente de crônicas, este livro com certeza é para você.


Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

No comments:

Powered by Blogger.