[LIVRO] Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago para você um livro que me deixou sem dormir, porque quando comecei não conseguia parar. Um livro surpreendente de estreia do autor Josh Marlerman, cantor e compositor da banda de rock High Strung. Uma combinação perfeita entre o terror psicológico e um mundo pós-apocalíptico. Confiram!


O mundo não é mais o mesmo, agora não se pode mais olhar para fora, as janelas estão cobertas, não há nenhuma fresta, sair fora de casa é muito perigoso, caso precise, você deve usar uma venda nos olhos, a principal regra deste novo mundo é: "NÃO ABRA OS OLHOS". Quem se arriscou a quebrar a regra não teve um destino muito bom, todos que viram, seja lá o que for, não sobreviveram para contar a história, mataram, se mutilaram e se suicidaram.
"Acabei de ouvir que a única coisa em comum em todos os incidentes é que as vítimas viram alguma coisa antes de atacar as pessoas e de se matar. Dá pra acreditar nisso? Dá?"
É neste mundo que vive Malorie com seus dois filhos, Garoto e Menina, crianças de quatro anos que nunca viram o mundo exterior, que conhecem apenas a casa onde vivem, que apesar de tão pequenos têm que ser fortes e responsáveis, eles devêm cumprir a principal tarefa delegada a eles, ouvir.

Malorie está se preparando para uma viagem, ela tem medo, afinal ela terá que viajar vendada com os filhos por um rio, uma viagem longa, onde ela estará completamente vulnerável, porém ela precisa fazer isso, se quiser sobreviver, ela precisa.
  

E é essa viagem, alternada com fatos do começo de "O Problema" - como é chamado o fenômeno - da descoberta da gravidez, das pessoas que a ajudaram, da casa onde viveu até que tudo "desmoronou", restando apenas ela e as crianças, que acompanhamos no livro. Um suspense psicológico excelente, que te deixa com a adrenalina lá em cima.

O livro é narrado em terceira pessoa e possui uma escrita super fluída e viciante, quando comecei a ler não conseguia parar, não me importava com as horas, só queria terminá-lo, acabar logo com aquela agonia, saber o que iria acontecer com Malorie e as crianças, saber o que aconteceu no passado, o que houve com as pessoas que a ajudaram tanto. 
A construção dos personagens é ótima, cada personagem possui um papel, nenhum é deixado fora de contexto. A narração também foca apenas no essencial, não é cansativa, não possui cenas desnecessárias, tornando a leitura ainda mais viciante. Tenho que compartilhar com vocês os três cães presentes no enredo, os pássaros, acho que vocês já devem ter percebido meu amor pelos animais, então a presença destes personagens mexeu ainda mais comigo.

Fiquei chocada com a forma que Malorie cuidava dos filhos, mas viver num mundo assim pede medidas extremas, coisas que agora parecem horríveis, mas que são necessárias caso elas queiram sobreviver. E tenho que compartilhar com vocês que alguns personagens exatamente dois me fizeram odiá-los muito, muito, muito mesmo.
"As crianças nunca viram o mundo exterior da casa. Nem pelas janelas. E Malorie não o vê há mais de quatro anos."
Ficava pensando como era não poder ver, saber que há criaturas, ou seja lá que tipo de coisa, que rodam sua casa, que estão ao seu lado quando você está vendada, é muito aterrorizante. Apesar de ser um livro de terror, ele não dá medo, ele gera uma agonia durante a leitura, é um thirller perturbador, como está escrito na contra capa, um ótimo livro de terror psicológico.
"Seja o que for as nossas mentes não conseguem entender, pelo que parece, as criaturas são como o infinito, algo complexo demais para nossas cabeças."
Como é um livro de estreia do autor eu fiquei impressionada, pois ele é muito bom, é muito difícil realizar essa façanha já no começo. A diagramação é um show a parte, ela é excelente, os galhos desenhados no início de cada capítulo, a capa, que é a mesma da edição original, é perfeita, as páginas são amareladas e a fonte possui um tamanho confortável para leitura, enfim é uma edição maravilhosa.
    
Quanto ao final fiquei bem decepcionada, não queria acreditar que aquela era a última página, queria mais, queria mais explicações, queria respostas. Não sei se foi uma jogada do autor para uma possível continuação, mas foi isso que impediu que eu favoritasse o livro.
"Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar as estrelas se não podem erguer a cabeça e olhar para elas."
Caixa de Pássaros é uma ótima opção para quem ainda não leu nada do gênero, recomendado para quem deseja iniciar, uma obra de tirar o fôlego, como já fala na capa, um livro para ser lido de uma vez só. Por favor leiam, e quem já leu compartilhe comigo esse final, porque gente, fiquei no chão, eu precisava de mais, de muito mais.
    
       
Título Original: Bird Box
Título: Caixa de Pássaros
Autor(a): Josh Malerman
ISBN: 9788580576528
Ano: 2015
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5
Adicione: Goodreads | Skoob
Compre: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
        
Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

2 comments:

  1. ---------------------------SPOILER---------------------------------


    Eu fiquei sem dormir vários dias por causa desse livro, acho que as dúvidas que me surgiram foram demais kkkk realmente não dá para soltar o livro antes de chegar ao final e fiquei muito decepcionada com o fim da história. Quem são essas criaturas? O que elas fazem? De onde vieram? Uma criatura chegou a tocar na Malorie, arrancou a venda dela. Deus do céu, é muita adrenalina!!!
    Fiquei com muita pena do pessoal da casa, nenhum deles merecia morrer daquela forma, a não ser o traidor, né? E principalmente os cachorros, né? Pra que fazer isso com os bichinhos? :(


    -----------------------FIM DO SPOILER----------------------------------

    Enfim, é uma história muito envolvente mesmo, mexe com nosso psicológico e não consigo esquecer, mesmo tendo lido há mais de 6 meses atrás haha
    Sua resenha ficou maravilhosa, meus parabéns!

    www.ilustrebeleza.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. ------------------------SPOILER-------------------------------
      Nem fale, como citei na resenha, este livro acabou com meu sono. Eu também, a Malorie sentiu a criatura, gente, como eu queria saber o que elas eram, queria muito, eu queria eu explicação, quando acabei o livro eu não acreditava, COMO ASSIM?! rs... Coitados de todos, eu odeio o Don e o Gary, odeio muito eles,nem sei se tem como não odiar... hahahha... E sofri com os cachorros, quando os huskies entraram na história já fiquei pensando, ai ai, mas até que não foi tão sofrido, já o Victor, me fez sofrer um pouquinho mais.

      ---------------------FIM DO SPOILER----------------------
      É um ótimo livro, não tem como não gostar, não se prender.
      Fico muito feliz e agradecida por ter gostado da resenha.
      Abraço!

      Delete

Powered by Blogger.