[LIVRO] Escândalo!!! - Tammy Luciano

Monday, September 11, 2017
Oi pessoal,

Hoje eu finalmente vou falar sobre o livro Escândalo aqui no blog, isso porque eu finalmente terminei a leitura dele, sim eu levei 4 meses para terminar a leitura dele e vou contar sobre isso para vocês na resenha de hoje.


Viva uma história de amor que -- na atual realidade das garotas famosas, candidatas à diva e que dominam o mundo da TV -- fará você perder o fôlego ao acompanhar a rotina, os dramas e a, muitas vezes, dura realidade de uma personagem parecida com alguém que conhecemos nas novelas que tanto amamos. Belinda é a garota da capa nessa trama atual, acelerada e sem meias palavras, catapultada ao estrelato praticamente da noite para o dia. Até onde vai a maldade alheia? O dinheiro compra realmente tudo? Que mistérios envolvem a vida de uma das atrizes mais amadas do momento? O que esconde a moça de vida perfeita? Um livro com a intimidade da fama sendo escancarada. Vida real dentro de uma ficção, segredos de um mundo guardado a sete chaves, como o último capítulo da novela.

A premissa do livro parece bem interessante, uma garota vinda de uma cidade pequena e desconhecida que se torna uma atriz famosa e supera diversos obstáculos em sua vida, tinha tudo para dar certo, mas não foi bem assim que aconteceu. No começo do livro somos apresentados para a personagem principal, Belinda, entendemos como funciona sua vida na pequena cidade de Ladário, e como ela é difícil, e vamos nesse ritmo nas primeiras 37 páginas do livro, sim eu contei, depois disso o livro começa a diminuir o ritmo de plot principal interessante e vai amornando, até ficar quase frio. A ascensão da personagem principal de: moça do interior sofrida para atriz linda/rica e talentosa, é tão rápida quanto o ato de virar ma página, é sério, ela começa a fazer sucesso instantâneo, tudo isso sem realmente um dia ter desejado ser atriz, já que só foi fazer uma figuração graças a seu amigo Jujuba.

E toda aquela construção de personagem que teve um passado sofrido cai por terra, até as páginas finais do livro, quando o passado começa a vir a tona e quando ela finalmente resolve que tem que tomar uma atitude sobre isso, antes era tudo nas mãos do empresário e o amigo Jujuba, e mesmo com algumas reviravoltas e uma atitude tomada pela personagem, que levou tempo diga-se de passagem, não foram suficientes para sustentar a história, no meio de tudo a história fica superficial, os personagens também, e assuntos interessantes que poderiam ser abordados de uma forma mais eficaz, como o namoro claramente abusivo de Belinda e Alexandre, não são de grande importância, e tudo acaba girando em torno da perfeição que é a vida e Belinda, o príncipe encantado Gustavo que sente a extrema necessidade de se declarar para ela em quase todas as páginas de diálogos deles, que são bem fracos e rasos.


Falando sobre o romance, além de ser tão rápido quanto a fama de Belinda, ele é raso, meu problema nem foi o fato de ser algo rápido, eu entendo a intenção da autora de mostrar que no mundo dos famoso algumas vezes o amor pode ser rápido e avassalador; a relação dos dois é rápida, mas avassaladora... not so much! O desenvolvimento deles não é bom, e nem digo isso pelo fato de ser rápido, mas sim pelo fato de ser sonso, as constantes declarações parecem que só estão ali porque as ações deles não sustenta o amor, o casal não parece combinar, e se a autora queria dar um ar mais novelístico para o livro, devia ter investido mais tempo em encontros que fariam florescer o amor, e menos tempo em declarações intermináveis de um amor infinito que nem os próprios personagens sabiam de onde surgiu. O único encontro deles antes da fama dela foi num assalto, que foi no mínimo previsível e bobo, o assaltante pede desculpas por assalta-la; depois disso o amor logo surge... No, God please no!

Como eu disse lá no começo, eu levei 4 meses para terminar a leitura do livro, tudo porque eu não aguentava mais ler as declarações de amor de Gustavo e Belinda; e eu gosto de me considerar uma pessoa que gosto de romances, mas esse romance não funcionou. Outra coisa que não funcionou foi os bastidores do mundo televisivo, eu sou formada em cinema e audiovisual, e pela minha pouca experiência é uma área muito concorrida para qualquer lado: tanto atores e atrizes, quanto diretores, roteiristas e afins, e imagino que seja o mesmo no mundo da televisão, então acho que a autora pecou um pouco no desenvolvimento dessa parte da história, é tudo muito fácil e perfeito, e para quem está na área sabe que existe muita concorrência e é bem difícil a conquista de tudo. Mas não é só de coisas que me irritaram que é feito esse livro, eu gostei bastante de alguns dos personagens secundários, um exemplo deles é Jujuba, que foi um alívio cômico para algumas das partes tristes do livro, apesar de bem estereotipado. Algumas das reviravoltas do livro foram bem interessantes, mesmo que pouco trabalhadas, mas achei várias delas pertinentes para a história, os personagens antagonistas também são bons em ser ruins, porque dá para sentir raiva deles e suas atitudes. A história podia ter rolado de forma mais lenta, e alguns aspectos como já disse, podiam ter sido melhor elaborados, mas para uma primeira leitura da autora, não me conquistou!!

Outro ponto que gostei bastante do livro, agora falando da parte física, foi a capa, achei muito interessante e condizente com a história a capa que lembra uma revista de fofocas, a diagramação do livros também foi bem feita, a fonte e espaçamento são ótimos para a leitura, as frases no começo de cada novo capítulo combinou com o livro, não me incomodei, mas também não faria falta se não estivessem ali, foi ok! 


Título: Escândalo!!!
Autor(a): Tammy Luciano
ISBN: 9788565859745
Ano: 2015
Páginas: 320
Editora: Valentina
Nota: 2/5
Adicione: Skoob 

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais! 

1 comment:

  1. Pela capa, o livro parece ser bem interessante, mas parece que peca nos exageros e falta na construção dos personagens. Faz mais resenhas de autores nacionais, ainda estou em busca de um romance atual que roube meu coração sem declarações de amores infinitas. kkkk

    ótima resenha :)

    ReplyDelete

Powered by Blogger.