[FILME] Mentes Sombrias (The Darkest Minds), 2018

Olá pessoas, tudo bem? 

Semana passada estreou o filme "Mentes Sombrias" por aqui e eu consegui ir na pré-estreia com direito à comes e bebes, tudo de graça. Quem me acompanha lá no Instagram deve ter visto, então fica a dica. Eu não vou citar as diferenças e/ou semelhanças com o livro porque ainda estou lendo, mas logo nos primeiros capítulos dá para perceber que algumas coisas foram modificadas. Pelo o que eu li até agora não acredito que seja uma adaptação ruim, mas é claro que o livro possui mais informações. Então vamos à resenha!


O filme é baseado em um mundo apocalíptico, onde uma misteriosa doença mata gande parte das crinaças e adolescentes da América. Poucos são os sobreviventes, e esses que ficaram possuem algumas habilidades especiais. O governo decide agir e escolhe por tirar as crianças de suas famílias e enviar para alguns campos de concentração. 

Nesses campos, as crianças são divididas entre cinco categorias/cores: verde, azul, amarelo, laranja e vermelho. Sendo verde os jovens incrivelmente inteligentes e que possuem memória surpreendente; azul, aqueles que conseguem manusear objetos com a força da mente; amarelo possuem a habilidade de controlar a eletricidade, laranja, habilidade de controlar mentes e vermelho (e o mais perigoso), a habilidade de controlar fogo. 


É nesse campo que vamos conhecer a Ruby, ainda quando criança e com um simples toque, ela conseguiu eliminar-se da memória dos pais, fazendo que eles esquecessem completamente da existência dela. É nesse momento que seus 'pais' ligam para a polícia buscar uma suposta criança em sua casa. Ruby é enviada para esses campos de concentração ainda criança e, sem perspectiva de ir para qualquer outra lugar, é la que ela ainda está, 6 anos depois. 

Ruby é laranja, e de alguma forma ela consegue convencer seu médico, na hora do exame principal,  que ela é verde. Contando com essa sorte, Ruby é categorizada como verde por anos. Porém, certo dia, os chefes desse campo de concetração desconfiam que tem algo errado e emitem um barulho insuportável, que ajuda-os a controlar as crianças quando necessário. No entanto, como a frequência que eles emitem é muito alta, Ruby acaba sendo a mais afetada, fazendo com que eles descubram que ela mentiu em seu teste e que, agora, ela corre risco de morte e a única opção que possui é tentar escapar e buscar refúgio com os outros sobreviventes. 


O filme funciona como uma mistura de Divergente com X-men, mas que de alguma forma dá certo. Tem pitadas de romance, ação, aventura, amizade, poder, superação de medos, com um pouco de humor, um tapa de diversidade e aquele bom e velho mundo distópico que a gente tanto ama. 

Tem bons efeitos especiais, atuações medianas, mas que convencem e não diminuem o filme. A relação entre os personagens é convincente, assim como os momentos de alegria que possuem em conjunto. O filme convence bem como filme para jovens, mas não acho que seja para os adultos também.


Possui vários clichês que já conhecemos por aí, mas a mensagem que existe por trás desse clichê todo é que devemos lutar por aquilo que acreditamos e quer mais positividade que isso? Quer mais do que uma mensagem de apoio aos jovens e crianças que lutam suas próprias batalhas diariamente? 

Não vou dizer que eu amei o filme. Achei ele bem paradão para ser sincera, os momentos de ação acontecem da metade para o final e até então temos apenas desenvolvimento de história. Da metade para o final ficou tudo mais interessante. 


Eu não estava esperando muito do filme, mas o resultado foi surpreendente. A atriz que faz a personangem principal é a mesma de "Tudo e Todas as Coisas", fez a "Rue" em Jogos Vorazez e é a protagonista em "O ódio que você semeia". Além disso, o filme conta com Jennifer Yuh Nelson como diretora do filme, ou seja, só mulher linda nesse filme que com certeza passa uma mensagem maravilhosa de empoderamento feminino. 

De forma geral, recomendo que vocês assistam o filme sim. Se possível, leia o livro depois (ou antes), acho que vocês não vão se arrepender. É provável que os críticos vão detonar o filme, mas não acreditem neles, assistam memo assim. Não sei se vai rolar a continuação, mas quero muito que aconteça, o filme merece mais destaque. 



The Darkest Minds
DireçãoJennifer Yuh Nelson
Duração: 115 minutos
Ano: 2018

*ESSE POST FAZ PARTE DO TOP COMENTARISTA DE AGOSTO/2018*

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

33 comments:

  1. Ainda não tinha ouvido fala do filme mas achei a proposta interessante, o primeiro filme de Divergente pra mim foi o melhor e eu amo X-men até hoje, tive coleção de quadrinhos há um tempo até. Assim, gostei que esse filme é uma mistura dos dois e fiquei bem curiosa pra assistir também e depois ler o livro ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que assita ou leia o livro, os dois são bem bons.

      Delete
  2. Confesso que não sou fã de distopia, então não sinto interesse nem no livro, nem na história.
    Mas acho que assistiria o filme se tivesse a chance, parece interessante e como não é algo que assisto com frequência, não sentiria esse clichê.

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa, para quem não tem o costume de ler distopia talvez seja uma boa opção esse filme/livro.

      Delete
  3. Oi, Rosana,

    Partindo do princípio de que o filme não possui muita inovação a entregar, também fica muito claro a eficácia com que cada habilidade foi trabalhada, por ter muita ação contida no mesmo.

    Afinal, a situação dos protagonistas recorre e exige muito. E, ver tudo se desenrolando à olhos nus, é dinâmico e nostálgico.

    Não li o livro ainda, então não sei quando poderei assistir a adaptação.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah, eu vi o filme antes de ler, e foi divertido. Tá sendo legal ler o livro depois do filme também.

      Delete
  4. Esse filme me chamou mais atenção pela garota e por ter um livro do que pela história. Uma mistura de filme de herói e divergente até parece interessante e achei legal o trailer dele, deu uma cara de ação. Tomara que não ache parado...
    Mas deu vontade de ver. Acho que no minimo a trama é promissora. Tem aquele jeito de filme bem clichê mas achei interessante e veria.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim sim, tem uma trama promissora, valeu a pena. Espero que consiga assistir.

      Delete
  5. Oi, Rosana!!
    O filme parece ser bem interessante só pelo trailer da para ver que vou gostar bastante de assistir esse filme. Mas também quero muito ler o livro, pois acho que muitas coisas ficam de foram quando se tem adaptações do livro para o cinema.
    Bjoss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, algumas coisas foram modificadas, mas no geral foi uma boa adaptação.

      Delete
  6. Primeira crítica que leio deste filme, que estava aguardando e muito! Como fã de cinema,não via a hora de ver e ler algo mais visto, de alguém é gente como a gente.
    Adoro cenários jovens, mas este longa parece realmente um apanhado de tudo que é filme para adolescente com poderes.
    Mas lendo agora, vejo que tem uma pitadinha de algo a mais e talvez este seja o grande diferencial.
    Não só pelo fato dos personagens femininos poderosos, mas a amizade e as batalhas de cada cor.
    Verei com certeza.
    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que gostou, a ideia de trazer a resenha do filme é realmente essa, de gente como a gente hahaha esses críticos não sabem de nada xD Espero que goste do filme quando assistir.

      Delete
  7. Que bacana, eu gosto mto de filmes do gênero, ansiosa pra conhecer!!
    Bjs!!

    ReplyDelete
  8. Assisti ao trailer desse filme por acaso justamente ontem e gostei bastante do que vi. Ainda não tinha lido nada sobre, por isso não havia chegado ao meu conhecimento sobre o livro, mas agora pretendo sim ver ambos. Adorei. Estava realmente precisando de algo para assistir, haha.

    ReplyDelete
  9. Olá, eu lembro que cheguei a ver o trailer da adaptação, mas nem acompanhei a data de lançamento. É claro que leitores já acostumados com distopias vão se interessar tanto pela obra (a qual pretendo ler), quando pelo filme, mesmo que o mesmo não entregue nada original. Confesso que ADORO a atriz que faz a protagonista, sem contar que saber que a minha fav Mandy Moore está no elenco só aumentou meu interesse. Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Siim, a Mandy também está no elenco e fiquei surpresa quando vi. O fimme foi bem divertido, valeu a pena.

      Delete
  10. Rosana!
    Não tive oportunidade de ler o livro e muito menos assistir o filme, mas já gostei do enredo pós apocalíptico com tantas transformações e mudanças.
    Gostei de ver que a protagonista é a mesma de Tudo e todas as coisas.
    cheirinhos
    Rudy

    ReplyDelete
    Replies
    1. O filme vai lançar essa semana no Brasil, por isso quis trazer a resenha desse filme antes, assim vocês conhecem um pouquinho da história. Que bom que gostou!

      Delete
  11. Olá Rosana! Estou por fora dos lançamentos, nem sabia desse filme, e olha que sou uma grande fã da boa e velha distopia. O enredo tem tudo para dar certo, principalmente para os jovens como você mencionou. Realmente a atriz que faz a personagem principal está ganhando bastante destaque no mundo cinematográfico e acho que ela manda bem. Pode deixar que vou assistir sim, sem confiar nos críticos (haha) e vou procurar saber mais sobe o livro também. Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ela está com bastante destaque e é merecido, ela faz um ótimo trabalho. Assiste sim, não confie nos críticos haahahah

      Delete
  12. Olá.
    Eu queria muito ler o livro, mas depois vi que não lançaram a continuação, então acabei desanimando.
    Eu vi o trailer do filme e não fiquei muito animada para assisti-lo. Parece mesmo uma mistura de Divergente/Jogos Vorazes com X-men e não traz muita inovação.
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Terminei o livro esses dias e confesso que esperava mais, tem mais detalhes é claro, mas ainda sim é mais do mesmo

      Delete
  13. Olá!
    Não conhecia esse filme e adorei ler a resenha, tem uma historia muito interessante, realmente fez lembra divergente e ex-men pelo que você falou, já irei procura para assistir..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ReplyDelete
    Replies
    1. Espero que goste, é um filme bem interessante, apesar de ser meio genérico.

      Delete
  14. Vi o tráiler do filme e fiquei fascinada para assisti, parece muito bom mesmo. Não tem artistas que eu conheça até o momento, mas quero ver o resultado desse filme.

    ReplyDelete
  15. Eu já tinha ouvido falar do livro e do filme, mas não imaginava que era legal assim.
    Gostei muito, é bem do tipo que eu gosto, e parece ter também uma mensagem bacana e bem positivas.
    Vou assistir primeiro e depois lerei o livro.
    Bom ver a Rue de volta! kkkkkk
    bjsss

    ReplyDelete
  16. Confesso que esta trama me parece " meio similar" a algumas outras. Depois que vi o trailer do filme, que fiquei sabendo de se tratar de uma adaptação. Mas acabei de desanimando pois o preço do livro esta bem salgado. Em relação à historia, seria algo que tenho curiosidade, mas no momento deixarei para ler mais para frente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, tem bastante coisa parecida com outras histórias. Mas ainda sim vale a pena assistir o filme, está adaptação bem fiel.

      Delete
  17. Vi o filme. Início promissor, pena que se perde. As vezes, falta um pouco de ousadia ou exploração. Uma cena de perseguição tensa, ai segue cenas com jovens felizes mochilando, fazendo compras, o corte na cena "get out" é grosseiro, as trilhas teens sao fora de hora e muito "happy" pras cenas. No final, volta a melhorar. O gancho pra uma continuação que não deve ter, fica até interessante. Mas o filme com otima premissa, acaba so sendo mediano. Pena.

    ReplyDelete

Powered by Blogger.