[FILME] Onde Está Segunda? (What Happened to Monday?), 2017

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago para vocês um filme original da Netflix. Um filme que não é excelente, mas que consegue passar a mensagem desejada. Com ótimas atuações, Onde Está Segunda? é uma crítica a sociedade, principalmente sobre o autoritarismo, e que esse não é o caminho para solução dos problemas da humanidade. Confiram!


Estamos no ano de 2073, neste futuro a lei do filho único é seguida a risca, agora todos os países devem seguir essa lei. Quem desobedece e é descoberto, tem um dos filhos levados e congelados por meio da técnica da criogenia, com a promessa de quando os recursos voltarem a serem suficientes para todos, essas crianças serão descongeladas.

A principal responsável para fiscalização desta lei é a bióloga Nicolette Cayman (Glenn Close), que cuida da Agência de Alocação Infantil, empresa responsável pela criogenia das crianças. Ela quer se candidatar ao Parlamento, para uma fiscalização ainda maior da lei do filho único.

Em meio a tudo isso, temos o Dr. Settman (Willen Dafoe), que acaba de receber a notícia de um milagre, sua filha, Karen Settman (Noomi Rapace), acabou de dar a luz a sete meninas, porém ela morreu no parto. Assim, Settman fica responsável pelas netas.

Settman, é claro, não quer que as netas sejam congeladas, com isso, ele registra a todas como a filha, Karen Settman, dando um segundo nome, os dias da semana, então temos, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo. Cada uma sairá de casa no dia da semana correspondente ao nome que receberam, ao sair devem ser Karen Settman, portanto, elas devem agir igual todos os dias, apesar das diferenças, da porta para fora, elas devem ser a mesma pessoa.
                            
    

As irmãs são treinadas desde a infância para que nada saia errado, todos os dias seguem uma rígida rotina. Elas devem se arrumar de maneira que nenhuma imperfeição apareça, ao retornar para casa devem contar tudo que fizeram, com detalhes, para as outras. Tudo que acontece com uma delas, afeta todas, por exemplo, quando Quinta foge e perde parte do dedo, todas tem que retirar parte do dedo.

Porém essa rotina perfeita acaba, quando no final da segunda-feira, Segunda simplesmente não retorna para casa, agora elas terão que fazer de tudo para encontrar o paradeiro da irmã, porém, sem revelar suas verdadeiras identidades.
     

Já assisti a este filme faz um tempinho, ele é bem longo para o enredo apresentado, para mim, uma hora e alguns minutos seriam suficientes para contar a história, mas tudo bem. 

O que mais gostei no filme foi a atuação da Noomi Rapace, as cenas mais legais são das irmãs dentro de casa, quando cada uma revela sua personalidade, elas são muito diferentes: Segunda é a mais séria, Terça é a mais insistente, Quarta é a mais animada, Quinta é a mais rebelde, Sexta é a nerd, Sábado é a despojada e Domingo é zen. A atriz, para mim, conseguiu muito bem interpretar cada irmã com sua personalidade, parecendo realmente diferentes pessoas.

A atuação da Glenn Close é ótima também, não tem como não odiá-la, ótima vilã gente, sério.

As cenas de ação também são boas, porém, achei que poderia ter diminuído neste quesito, pois assim conseguiria diminuir um pouco o tempo de filme que é muito... ahhaha

O grande mistério do filme não é tão difícil de desvendar, não foi uma grande surpresa, porém foi bem colocado e bem pensando. Como disse, o roteiro é bom, porém o desenvolvimento poderia ter ocorrido em um tempo menor. O que achei mais chocante foi a criogenia, vocês irão me entender quando assistirem o filme.
   

Gostei dessa pegada futurística focada na teoria de Malthusiana, sobre o aumento da população e a distribuição de recursos. Outro assunto bem retratado no filme é o autoritarismo, mostrando que esse não é o melhor caminho e a hipocrisia existente por trás desse tipo de governo.

Enfim, Onde Está Segunda? não é nenhum filme memorável, porém é um filme que faz pensar, que possui uma crítica a sociedade e muita ação. Se você gosta do gênero não deixem de conferir e quem já assistiu, comenta aqui o que achou.

O que acontece com uma de vocês... Acontece com todas.
What Happened to Monday?
DireçãoTommy Wirkola
Duração: 2h 04min
Ano: 2017




17 comments:

  1. Oi, Mayla,

    Ainda não conhecia o filme, mas se tratando de um roteiro como esse - vasto em significados, e em um mundo futurístico - o mesmo é muito amplo, com elementos atrativos. Afinal, a rotina do cenário desenvolvido, é um pouco conflitante. Então, já gostei desse detalhe.

    Além, é claro, de ser interessante ver toda a da exploração de um mundo totalmente diferente, mais avançado!

    ReplyDelete
  2. Oi Mayla, apesar de longo o filme parece interessante e até já tinha visto o trailer mas ainda não tinha surgido em mim vontade de vê-lo, mas seu post sobre o filme tá ótimo e fiquei curiosa pra ver como a atriz se sai interpretando 7 pessoas diferentes em jeito, deve ser interessante acompanhar isso na tela ;)

    ReplyDelete
  3. Eu meio que desisti de ver esse filme depois de ver uma pessoa falando muito mal. Tá na lista, mas é daquelas coisas que a gente assisti quando não tem mais nada pra ver sabe? Sei la, só desanimei mesmo. Achei legal essas coisas futurísticas, o detalhe dos filhos, criogenia e tudo isso. Mas vi falando que era um filme meio sem pé nem cabeça de enredo. Que enrolava e podia ser resolvido bem mais rápido mesmo. Talvez gostasse das atuações, tem uns atores legais, mas não sei nem se isso compensa. É daqueles que vou demorar pra ver...

    ReplyDelete
  4. Pode até não ser um filme memorável, até hoje não entendo os motivos de nem ser muito comentado em sites de indicações de filmes, mas é um senhor filme!
    Como amo o trabalho de Dafoe, assisti este filme tem um tempinho e na época, confesso que fiquei bem perdida no início do filme..rs pois não fazia ideia do que se tratava,mas facilmente fui adentrando no enredo e me vi e senti na pele o que as meninas foram vivendo.
    Com cenas que dava um nó na garganta, super recomendo sim!
    Beijo

    ReplyDelete
  5. Achei o enredo intrigante (e criativa a forma como são nomeadas e separadas as irmãs), mas provavelmente 2hrs de filme iriam ser bastante cansativas para mim, confesso. Por outro lado, gosto de filmes reflexivos, que limpam as lentes da forma como enxergamos o mundo e gostaria muito de assistir este um dia.

    ReplyDelete
  6. Esse filme não tinha mr chamado atenção, até porque não é um gênero que eu gosto.
    Mas agora fiquei interessada por conta das sete irmãs e somente uma poder sair, mas a duração do filme desanima.
    Vou ver se consigo assistir qualquer dia.

    Beijos

    ReplyDelete
  7. Realmente o que não gostei nele foi o tempo dele, é um filme com um enredo bacana, mas a gente acaba " despersando" pela forma que se desenvolve o filme. Mas ainda gostei da ação dele e também recomendo.

    ReplyDelete
  8. Olá.
    Fiquei com muita vontade de ver esse filme. Tem uma trama diferente e deve ser interessante ver as diferentes personalidades das irmãs, mesmo sabendo que é uma atriz só atuando.
    Parece que o filme se estendeu um pouco, mas mesmo assim fiquei com vontade de assistir.
    Espero ver o filme logo.
    Beijos

    ReplyDelete
  9. Olá Rosana! Ótima dica de um filme que agrega um pouco de conteúdo reflexivo em nossas vidas. O enredo é bem interessante, gosto de coisas futurísticas pois sempre acabo me surpreendendo com as ideias que esse povo tem acerca do que pode acontecer com a humanidade. Uma boa atriz dá outra cara para o filme, não conheço Noomi Rapace mas ela parece bem talentosa. Beijos

    ReplyDelete
  10. Olá, eu não costumo assistir filmes originais da Netflix pois geralmente os gastos com o aspecto visual sobrepõem a trama, que geralmente não convence. Este, contudo, parece ser uma agradável exceção, visto que o longa consegue passar uma mensagem extremamente importante para se refletir, ao passo que não decepciona em elenco e atuações. Espero poder conferi-lo em breve. Beijos.

    ReplyDelete
  11. Mayla!
    Já assisti esse filme no canal fechado há um bom tempo e gostei, embora o segredo realmente não seja lá essas coisas todas, mas super vale a pena pela a tuação da protagonista, bem como por toda a ação.
    cheirinhos
    Rudy

    ReplyDelete
  12. Olá Mayla!
    Eu vi o filme faz um tempinho ...
    Curti, porém não é aquele filme que marca né, mas é bom sim...
    Bjs!

    ReplyDelete
  13. Oi, Mayla!!
    Já conhecia esse filme mas até o momento ainda não assisti. Gosto bastante de histórias futuristas e vou dar uma chance e assisti esse filme agora nesse fim de semana.
    Bjos

    ReplyDelete
  14. Olá!
    Faz um tempinho que tinha assistir o filme e gostei bastante, mas pretendo rever de novo para poder entender mais a trama.. A historia é muito boa e cheia de ação.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ReplyDelete
  15. Nossa, esse é beeeem diferente!
    Gostei, fiquei bem curiosa.
    Deve dar muitos rolos pra todas as essas meninas.
    E por ser futurista é sempre legal e reflexivo também, né?
    bjss

    ReplyDelete
  16. Assisti a esse filme, para mim ele deixou muito a desejar, mas a mensagem foi clara e é uma boa opção para assisti. Em relação aos filmes da netflix, assisto a todos, mas sempre falta algo. Espero que eles melhorem fururamente.

    ReplyDelete
  17. Olá
    Eu amo esse filme. Eu sei que não é um ótimo filme, mas eu o amo. Adoro distopias e esse foi um dos que mais me fez pensar sobre aumento populacional. A atuação da Naomi é sem defeitos.

    Vidas em Preto e Branco

    ReplyDelete

Powered by Blogger.