[LIVRO] A cinco passos de você (Five feeet apart), Rachael Lippincott e Mikki Daughtry

Olá pessoas, tudo bem? 

Hoje tem resenha de novo e o livro dá vez é esse queridinho que logo logo vai ter sua adaptação nas telas do cinema com a Haley Lu Richardson e Cole Sprouse. Separe os lencinhos e vem ler a resenha.


O livro é narrado por dois pontos de vista e vai contar a história da Stella e Will. Ambos adolescentes, jovens e com a vida toda pela frente. Porém, os ambos possuem uma doença que não permitem o contato entre eles. É nesse cenário que vamos conhecer os personagens. Ambos vivem no hospital, com o medo constante e a incerteza do futuro. Stella possui CF (uma doença incurável que afeta o pulmão) desde muito jovem e já aprendeu a conviver com isso, mas ela é do tipo controladora, que segue sempre os horários e faz uma 'to-do list' por dia, mas apesar disso, ela é uma boa pessoa.

Ela precisa saber o que está acontecendo ao se redor, e com o recém divórcio de seus pais, ela acredita que precisa estar bem e saudável para fazê-los com que se apaixonem de novo. Ela acredita ser a responsável pelas várias brigas que os dois tiveram e, agora, ela precisa fazer as coisas certas e está determinada a sair do hospital e salvar o casamento de seus pais e sua própria vida.


Will é o completo oposto. Ele recém descobriu que contraiu B. cepacia e está fazendo um tratamento alternativo para a doença. Porém ele não quer ficar preso em uma cama de hospital, ele quer conhecer o mundo. Viver sua vida antes que ela termine. Ele quer aproveitar o que tem de melhor, ele, seus desenhos e a vontade que ainda lhe resta de viver. 

Com o tempo, eles vão se tornando amigos e a cada dia que passa, mais apaixonados um pelo outro, mesmo que eles saibam que o relacionamento entre eles é impossível. O grande porém, é que ambos não podem se tocar, ele por possuir B. cepacia, que é uma bactéria que pode levar à morte pessoas que possuem CF, no caso, Stella. Os dois decidem manter uma distância segura (cinco pés de distância ou 1,5m), mas será que isso vai ser suficiente? 


É uma história de amor no maior estilo "A culpa é das estrelas", no estilo que eu gosto também (culpada). Não vou jogar comparações entre as duas obras, mesmo porque eu acho desnecessário. Porém, acredito que os dois são bem parecidos sim. "Five Feet Apart," tem o amor instantâneo, porém proibido. Aquele que machuca, mas que também motiva a continuar. Desde o começo, já dá para saber que esse relacionamento não vai dar certo, mas você se vê torcendo por eles, sofrendo com eles e se apaixonando por cada momento que eles passam. 

Mas não apenas uma história de amor, o livro também trata de amizade. No caso, entre Stella e Poe, que também possui CF e são amigos há anos, mesmo que seja através do skype e à uma distância segura. Entre Will e Jason e Hope, os únicos que não abandonaram Will quando ele descobriu a doença e também entre Stella e suas amigas Mya and Camilla, que continuam ao lado de Stella em todos os momentos. 

É também sobre família e aceitação, perdão, luto e auto-conhecimento. É aceitar que a vida continua, independentemente de quem foi embora. É lutar pela vida que você ainda tem, e buscar ser uma pessoa melhor, não importando a doença que você tem. 


Não vá lendo pensando que será uma escrita muito complicada, muito pelo contrário é algo simples e rápido de ler. Além disso, o livro é a novelização do filme, ou seja, o filme "teoricamente" veio primeiro (será lançado em Março de 2019). É um livro para jovens, mesmo que tenha toda uma hype, não é uma obra de arte, mas é uma ótima leitura.

Além disso, o livro é informativo e te faz ficar curioso sobre alguns assuntos tratados. Eu fui pesquisar mais sobre o que eram essas doenças, eu nunca tinha ouvido falar. Eu não sei dizer se foi uma ótima representação, mas foi convincente o suficiente. É um livro que vai te fazer chorar, pelo menos eu derrubei algumas lágrimas, e vai te fazer se emocionar com os personagens e a história por trás deles. Mal posso esperar pelo filme ♥ Ainda não foi publicado no Brasil, mas a Globo Alt publicará em Fevereiro de 2019 e vai manter a mesma capa (yaaaay).

Five Feet Apart
Rachael Lippincott e Mikki Daughtry
ISBN-13: 9781534437333
ISBN-10: 1534437339
Ano: 2018
Páginas: 304
Editora: Simon & Schuster Books for Young Readers

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

1 comment:

  1. Vou resumir apenas dizendo que já desejo esse livro; sua resenha só aumentou a vontade de conhecer/assistir essa história.
    Gostei que tenham mantido a capa, é belíssima!

    Beijos

    ReplyDelete

Powered by Blogger.