[LIVRO] A poeta X, Elizabeth Acevedo

Olá pessoas, tudo bem?

Sabe quando você enrola demais para ler um livro e quando finalmente lê, você começa a se perguntar o porquê de não ter lido aquele livro antes? Pois é, A POETA X me surpreendeu dessa forma. 


Não é o estilo de livro que eu estou acostumada a ler, quer dizer, a única coisa diferente aqui é que a narração é feita em forma de versos. De resto, é meio o que a gente já conhece, só que muito melhor.

Xiomara é uma garota de 15/16 anos e vive à base das regras que sua mãe - uma fanática religiosa - impõe. Com a vida acontecendo ela teve que aprender a ficar quieta, não falar o que pensa e guardar as ideias e palavras para ela. Foi aí que ela começou a escrever, foi aí que ela aprendeu a aliviar sua tensão, a reclamar da sua situação e a expor sua opinião, mesmo que seja só entre ela e seu caderno. 

Através das poesias, vamos conhecer a história dessa protagonista e de sua família. Os motivos da mãe tratá-la do jeito que faz, do pai não dar atenção aos problemas e do irmão ser mais calado, na dele. Vamos descobrir que tudo tem um motivo e quais são eles.

Vamos entender o porquê dessa relação conturbada entre mãe e filha. Vamos questionar e se frustar com o apelo religioso da mãe, apesar de querer tentar entender, vamos se ver na defensiva, assim como Xiomara. 

A personagem é cheia de camadas, assim como o livro. É um narrativa poderosa, chocante e brutal. Apresenta traços da realiade que vão te fazer repensar vários aspectos da sua vida, pois foi assim que eu fiquei depois que terminei a leitura. O livro questiona o seu lugar no mundo, o que é ser uma mulher, uma filha, o que é ser você mesma e o quão importante isso é.

Fiz a leitura em inglês enquanto acompanhava no físico e foi uma experiência única. Minha vontade é ter todas as páginas desse livro espalhado pela casa. Sinto que falei um monte, mas não falei tudo o que queria. Só mais uma coisa então, dêem uma chance para essa obra que é incrível e merece mais atenção!

A Poeta X
Elizabeth Acevedo
ISBN-13: 9788501115119
ISBN-10: 8501115118
Ano: 2018
Páginas: 322
Editora: Galera Record
Amazon

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

No comments:

Powered by Blogger.