[LIVRO] Eleanor & Park, Rainbow Rowell

Olá pessoas, tudo bem?

Depois de pensar e repensar, hoje resolvi trazer a resenha de "Eleanor & Park", devo começar dizendo que esse livro é uma releitura e que eu tenho coisas à dizer.


Eleanor é recém chegada na cidade e, após um tempo longe, volta a morar com a família que é bem problemática. Eleanor tem algumas características que fogem do comum, tem o cabelo ruivo e com vida própria, é gordinha e cheia de sardas

Já Park, nosso outro protagonista, não é bem o cara mais comum também. Park é asiático e ele tenta não ficar à vista de outras pessoas, sempre usando camisetas pretas, fones de ouvido e a cabeça em livros (ou quadrinhos). Ele pensa estar invisível para as pessoas, mas as coisas começam a mudar quando Eleanor começa a dividir o banco do ônibus que ambos precisam pegar para ir à escola.

“Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa.”

Assim como da primeira vez que li, a história me trouxe vários momentos de alegria, mas também de angústia e raiva. O livro foi um querido por muito tempo, só que dessa vez eu fiquei balançada pelo tanto de comentários ofensivos e preconceituosos que tem na obra. Da primeira vez que li, eu não me importei com essa parte do livro, sei que é péssimo eu falar isso, mas é verdade. Ainda bem que a gente evolui e corrigi o nosso comportamento para não acontecer de novo.

O livro aborda relacionamento abusivo, negligência familiar, racismo de todas as partes possíveis, esteriótipos raciais e comportamentais, comentários homofóbicos, entre outras coisas. Nenhum personagem aqui é muito agradável, além dos protagonistas. Os capítulos são narrados pelo ponto de vista de Eleanor e do Park e assim vamos descobrindo mais sobre a vida deles. 

É um romance possível de acontecer e, para algumas pessoas, talvez um pouco difícil de engolir. Porém, eu sou trash e mesmo na releitura eu me derreti por esses dois. Tem um final aberto que pode não ser do agrado de todos, mas eu continuo gostando da forma que a autora conduziu a história. 

“Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo.”

Apesar de apresentar temas pesados, o livro é rápido de ler e conta com capítulos curtos para apresentar a história. Talvez não seja o melhor livro jovem adulto que você vai ler, mas é provável que seja uma ótima leitura para quem quer fugir de uma leitura densa. 

Eu realmente gostei da releitura, mas tenho algumas ressalvas. Eu gosto do romance e da forma que o amor entre os personagens surge, mas eu abomino a forma que a autora apresentou as outras questões apresentadas acima.

O livro que antes era da Novo Século, está sendo relançado pela Editora Seguinte com uma edição lindinha. Caso tenha intesse, dá uma olhada AQUI para comprar.

Eleanor & Park
Rainbow Rowell
ISBN-13:
 9788555341007
ISBN-10: 8555341000
Ano: 2020 
Páginas: 360
Editora: Seguinte
Amazon (R$31,90)

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest ♦ TvTime

No comments:

Powered by Blogger.