[LIVRO] Em Busca de Abrigo, de Jojo Moyes

Thursday, June 05, 2014
Às vezes eu tenho vontade de ler vários livros do mesmo autor, ou assistir vários filmes com a mesma atriz ou ator. Eu gosto e acabo ficando mais familiarizada com as característica de determinada pessoa. Mas nem sempre isso é bom, pois você acaba se acostumando com a escrita/atuação dessa pessoa e não quer saber de mais nada depois. Sendo assim, resolvi dar um tempo de John Green, li três livros dele seguidos (veja aqui), ainda falta resenhar "A culpa é das estrelas", estou esperando o filme para isso acontecer.
Então eu resolvi variar um pouco, li Stephanie Mayer e agora vou de Jojo Moyes. 

O pessoal na blogosfera literária tem gostado bastante das obras dessa escritora então eu resolvi me aventurar também. Eu li somente duas resenhas desse livro, não sei porque não achei mais.
Resolvi começar então pelo livro menos óbvio dela, acredito ser o primeiro publicado. Alguns deles não chegaram no Brasil, mas pretendo ler os que são mais fáceis de achar.


LIVROS PUBLICADOS

Sheltering Rain (2002) - Em busca de abrigo (2004)
Foreign Fruit (2003) - A casa das marés (2007)
The Peacock Emporium (2004)
The Ship of Brides (2005)
Silver Bay (2007)
Night Music (2008)
The Horse Dancer (2009)
The Last Letter From Your Lover (2010) - A última carta de amor (2012)
Me Before You (2012) - Como eu era antes de você (2013)
Honeymoon in Paris (2012)
The Girl You Left Behind (2012) - A garota que você deixou para trás
The One plus one (previsto para 2014)


Em Busca de Abrigo

Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2004
Páginas: 434
Sinopse:
Hong Kong, 1953. Contra a sua vontade, a jovem Joy é levada a uma luxuosa festa onde os convidados - a comunidade dos expatriados britânicos do país - tentam ouvir a cerimônia de coroação da rainha Elisabeth II em um rádio antigo. Joy, entediada, acaba por beber vários drinques cor-de-rosa que à primeira vista pareciam inofensivos. Trôpega e enjoada, é acolhida por uma oficial da marinha chamado Edward Ballantyne. A primeira reação da moça é pedir para que Edward se afaste. Porém, rapidamente, percebe que se sente extremamente confortável ao seu lado. Joy, de personalidade forte e com fama de anti-social, se dá conta de que está apaixonada. No dia seguinte, o casamento já tem data marcada. Dessa forma tem início Em busca de abrigo, romance de grande sucesso que representou a estréia na literatura da britânica Jojo Moyes.

O livro conta a história de 3 gerações da família Ballantyne: Joy, Kate e Sabine... avó, mãe e filha. De forma alternada é contada seus problemas, dilemas e histórias. As três se parecem muito, todas não demonstram sentimentos muito facilmente. Elas são pessoas difíceis de conversar e esclarecer dúvidas e problemas entre si. E o livro trata exatamente isso, os conflitos dessas três gerações. Ente avó e neta... mãe e filha.

No começo do livro Sabine é surpreendida ao saber que irá passar um período de tempo na casa da avó (tempo esse que é indeterminado), pois sua mãe está passando por outra crise em seu relacionamento e não quer que a Sabine fique por perto para julgar ou sofrer. Então Kate acha muito mais fácil mandar a menina para morar com a avó que nunca conversou direito na vida.

A casa de sua avó é toda tradicional, não pode fazer barulho, não pode comer fora de hora, não pode deixar os cachorros irem na cama, não tem televisão disponível o tempo todo, não tem computador e também não tem aquecedor. A avó tem uma criação de cavalos e cães de caça, e Sabine por ser vegetariana e parecer "um saco de batatas" em cima de cavalos, não preciso me estender muito ao dizer que Sabine odiou isso né!! 

Ao longo do livro vão surgindo personagens secundários muito bons e que fazem um bem para a história, Thom, Senhora H, Annie... entre outros. 

É uma leitura muito agradável. Um livro leve que fala sobre traição e perdão; encontros e desencontros; perdas irreparáveis; amores não correspondidos e sentimentos contraditórios. Ao longo do livro é interessante ver como os personagens se expõe e mostrando assim, as suas fraquezas. 

Esse livro é para você pensar e analisar a vida, os relacionamentos. É para aprender perdoar e ser perdoado.

Uma leitura ótima, um romance encantador!

Os que possuem determinação sempre encontram um meio.

3 comments:

  1. Olá Rosana,
    Eu já li algumas obras da Jojo eo fato de cada livro ser único foi o que mais me encantou na escrita dela, acebei de descobrir esse e já estou louca para ler, resolvi dar uma pesquisada e como você mesma disse, quase não se tem material dele em blogs..
    Gosto muito da resenha, o que só me levou a ficar mais curiosa ainda pelo material!

    Beijokas

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  2. Eu ti indico ' a garota que vc deixou para trás ' maravilhoso, me apaixonei por Sophie.. São duas histórias que se ligam em épocas diferentes.. Enfim , muito emocionante !!

    ReplyDelete
  3. Jojo Moyes é simplesmente ÚNICA. Os livros dela parecem serem feitos perfeitamente pra cada momento da vida que passo. Serei eternamente apreciadora dos livros . Indico a todos vcês "Como eu era antes de você" chorei "rios" com ele (Rsrs).

    ReplyDelete

Powered by Blogger.