[LIVRO] Os 13 porquês, de Jay Asher

Wednesday, July 16, 2014
Olá pessoas, tudo bem? Terminei de ler essa semana o livro "Os 13 porquês", confesso que no começo fiquei mais intrigada pelo nome (não tinha lido a sinopse ainda) e após ler algumas resenhas pela blogosfera decidi me aventurar nesse livro.
Então vamos lá!

Autor(a): Jay Asher
Ano: 2009
Páginas: 256
Editora: Editora Ática
ISBN: 9788508126651
Adicione: Skoob
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


Pensa assim, você muda para uma cidade que não conhece ninguém, esse é o momento que você pensa em recomeçar sua vida, uma segunda chance de ser uma pessoa melhor. Sempre vai ter alguém para espalhar um boato maldoso (queira ou não, sempre tem uma pessoa "simpática" #sarcasmo) e isso gera outro boato maldoso, tornando-se assim uma enorme bola de neve. Você já nem tenta mais desmentir os boatos, apenas aceita e tenta seguir sua vida. Tentar seguir até o ponto que não consegue mais suportar as maldades dos seus "amigos" da escola e pensa em tirar a sua própria só para acabar com o sofrimento.

Então surge uma pessoa, uma única pessoa que faz você pensar duas vezes antes de abandonar tudo. Mesmo sendo uma pessoa encantadora, que  você nunca sequer ouviu um boato negativo dessa pessoa, você para e pensa duas vezes e percebe que não quer encaixar essa pessoa encantadora nessa sua enorme bola de neve e decide afastá-la. Afastá-la para sempre.

O livro trata de dois pontos de vista, o da Hannah, que conta os motivos de sua morte, detalhe por detalhe e em 13 histórias. Cada uma das 13 história pertence à uma pessoa de sua escola que "infernizou" sua vida, que fizeram de tudo para sua vida se tornar cada vez mais insuportável a ponto de desejar não viver mais. E tem o outro ponto de vista, o de Clay. Ele é encantador e muito da dele,sempre teve uma queda por Hannah, mas nunca teve coragem de admitir, devido aos boatos ele sempre pensou não ser bom o suficiente para ela.

O livro é sobre bullying, basicamente. Trata sobre a pessoa que sofre o bullying e dos provocadores. Se você está nessa época da escola, recomendo que você leia. Não pela questão de suicídio, não acho o tema pesado. É um tema que tem que ser discutido nas escolas, pois isso está cada vez mais frequente e não deveria ser assim. Recomendo a leitura para analisar melhor suas ações! 
“Você não pode interromper o futuro, nem modificar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando play.”
“Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.”
“Pode parecer que você não consegue se encaixar nessa cidade. Pode parecer que,toda vez que alguém lhe dá a mão para você se levantar,a pessoa larga e você escorrega mais para o fundo.”

Achei esse vídeo no YouTube feito pelos fãs do livro. Pelo o que entendi foi um trabalho de escola, muito bem feito por sinal. 

E aí, gostaram?
Vocês já leram o livro? Conta aí nos comentários.

Encontre o blog nas redes
Instagram ❤ Twitter ❤ Facebook ❤ Tumblr ❤ Skoob

Já viram os dois super sorteios que está acontecendo no blog? Nããão??
Então clique nas imagens agora e participe


8 comments:

  1. Eu já ouvi falar muito bem desse livro, mas nunca li.
    Eu tô com um moooonte de livros para ler, mas confesso que depois dessa resenha, me deu vontade de priorizar essa leitura. rs
    Adorei o blog. ^^
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha, estou igual você! Cheia de livro para ler!
      Os 13 porquês é bem bacana, vale muito a pena priorizar esse ;)

      Delete
  2. Eu conheci o livro através de uma wishlist, fui ver sobre o que se tratava e gostei porém to com tantos livros pendentes pra ler que até esqueci de comprá-lo. Fiz uma listinha de livros para comprar e ja coloquei ele, achei a história interessante ^^

    Beijos,

    Talita
    www.cerejarocks.com
    www.lojacerejarocks.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. A temática da história é bem bacana mesmo, vale a pena a compra e a leitura

      Delete
  3. Olá, amei sua resenha e principalmente os quotes que você separou! Me deixaram com mais vontade de ler o livro. Ja ta na lista agora só falta comprar haha :)
    Beijo!
    sonhandocomlivros.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que gostou, fico feliz! =D
      Compre sim! Vale a pena

      Delete
  4. Já ouvi falar desse livro, me falaram mal, mas eu tenho muita vontade de ler, gosto desse tipo de abordagem!

    ReplyDelete

Powered by Blogger.