[LIVRO] A última carta de amor, Jojo Moyes

Título: A Última Carta de Amor
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 378
Ano de Publicação: 2012
Skoob: Adicione
Orelha de Livro: Adicione
Compare e Compre: Buscapé
Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento. Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

Outras resenhas da autora: Como eu era antes de você , Em Busca de Abrigo 

Primeiro temos Jennifer Stirling, ela é casada com um homem rico, de boa família, e socialmente conhecida. Todos os homens desejam estar com ela e todas as mulheres querem ser ela. Até pouco tempo antes do acidente em que sofrera, acreditava ser uma mulher feliz. Mas, ao conhecer o emblemático B, Jen descobre as verdadeiras particularidades da vida. Relacionando-se com ele, passa a cogitar a ideia de largar a boa vida que levava para viver esse amor, mas naquela época, em 1960, um divórcio não era algo bem visto pela sociedade. 

No outro lado da narração temos Ellie Haworth, ela é jornalista, trabalha com reportagens especiais para um jornal renomado, e possui uma vida bacana, regada de amigos e uma boa estabilidade. Exceto no amor, já que ela está envolvida com um homem casado. Esse sentimento, no entanto, trás muitos sofrimentos a Ellie, o que acaba afetando diretamente seu rendimento profissional. São duas épocas diferentes, duas histórias semelhantes, e um destino.

B. escreve cartas lindíssimas e deixa qualquer pessoa apaixonada. É um homem sensível aos seus sentimentos e paciente ao lutar pelo amor da sua vida, que ele acreditava cegamente ser singular. Jenny tinha medo do que esse amor poderia causar na sua vida, muitas vezes ela evitou e negou todos os sentimentos para dar ouvidos a razão. Quando ela finalmente percebeu seus erros, já não tinha como voltar atrás e desfazer tudo. 
Estarei na Plataforma 4, Paddington, às 19h15, sexta-feira à noite e nada no mundo me faria mais feliz do que você encontrar coragem para vir comigo. Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças em suas mãos. Seu, B.
Jennifer jogou água fria nos olhos vermelhos e inchados pela décima quinta vez. No espelho do banheiro, seu reflexo mostrava uma mulher derrotada pela vida. Uma mulher tão distante da dondoca de cinco anos antes que as duas bem que poderiam ser de espécies diferentes, que dirá pessoas diferentes. Traçou com os dedos as olheiras embaixo dos olhos, as novas rugas de tensão na testa, e se perguntou o que ele vira ao olhar para ela.

O QUE EU ACHEI: Eu estava ansiosa pela leitura desse livro, pois esperava grandes coisas. Depois da leitura de "Como eu era antes de você" eu virei fã da autora e me apaixonei completamente pelos seus livros. Então a expectativa estava beeem lá no alto. A capa desse livro também é linda, o lacinho parece de verdade!
No início confesso que fiquei meio confusa porque o livro possui duas protagonistas – Jennifer Stirling, que vive na década de 60, e Ellie Haworth, que vive nos anos 2000 - mas nada que atrapalhasse o completo entendimento da leitura. É uma escrita leve, de fácil entendimento e que prende muito a atenção. Entre um capítulo e outro, podemos, ainda, nos deliciar com trechos de lindas cartas, recados e mensagens de amor enviados por diversas pessoas.

O livro é sobre idas e vindas de amores e paixões intensas. Sabe aquele amor avassalador, que só acontece uma vez, aquele amor que irá durar por toda a vida. A autora soube me deixar angustiada e tensa, apaixonada e sensível aos sentimentos dos protagonistas. 

Em todos os momentos do livro eu fiquei torcendo para que tudo desse certo, para que recuperasse os amores de volta, tanto aquele amor que faz o coração palpitar quanto o amor próprio. Não importa a época que cada personagem viveu, não importa a classe social ou o perfil, as duas protagonistas viveram lindas histórias de amor e se entregaram à elas sem se importar com as consequências. 

É um livro ótimo para fãs de romance principalmente os que procuram uma história que beira a realidade. Você irá se surpreender, torcer e se emocionar.

Algumas capas do livro peplo mundo
Certa vez uma pessoa sábia me disse que escrever é perigoso, pois nem sempre podemos garantir que nossas palavras serão lidas no espírito em que foram escritas
Todo ato tem uma consequência. Na minha opinião, o mundo de divide entre aqueles que veem isso e tomam suas decisões de acordo e os que simplesmente vão atrás do que lhes parece bom na hora.



Onde me encontrar
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Tumblr ♦ Skoob ♦ Google+

22 comments:

  1. Olá!
    Sempre quis ler esse livro, desde que li outra obra da autora fiquei curiosa para conhecer mais do trabalho dela. Porém não é um livro que está em minha prioridade de leitura.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Livro liindo, depois que li o Em Busca de Abrigo fiquei encantada com a autora, aí li Como eu era antes de você... fiquei maravilhada. É um ótimo livro.

      Delete
  2. Só essa capa já me encantou!
    Fiquei MUITO interessada pela leitura! *-*
    Beijão, Ana do dia

    ReplyDelete
  3. Eu nunca li ele, mas namoro a capa dele faz tempo na internet, talvez eu leia.
    Amei sua resenha <3
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ReplyDelete
    Replies
    1. A capa por si só chama bastante a atenção. Gosto bastante dessa capa

      Delete
  4. Esse foi o único que ainda não li dela.
    Mas está na minha listinha!
    Ótimo quotes
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ReplyDelete
  5. Oi!
    Estou louca para ler Como eu era antes de te conhecer.
    Agora estou louca para ler esse também.
    A capa chama muito atenção e eu estava justamente me perguntando se esse laço era de verdade.
    Fiquei curiosa com as duas protagonistas do livro.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Como eu era antes de você é lindo, leia quando tiver oportunidade!

      Delete
  6. A Última Carta de Amor realmente parece um livro incrível (*-* ).
    Fiquei meio na duvida,ler ou não ler,por que sou bem confusa já,e se ele e dividido entre duas narrativas,eu meio que vou me enrolar rs.Mas irei me arriscar!
    E concordo o lacinho do livro parece real <3
    Amei a resenha.
    Abraços
    Cantinho da Bruna


    ReplyDelete
    Replies
    1. Causa uma pequena confusão sim, mas nada que atrapalhe a leitura e o entendimento. Acho que você dá conta ;)

      Delete
  7. Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas parece ser uma ótima leitura.
    Infelizmente não é o estilo de livro que costumo ler.
    Em relação as capas, achei aquela terceira a mais bonita.

    Ótima resenha!
    www.booksever.blogspot.com

    ReplyDelete
  8. Já tinha lido algumas resenhas sobre as obras da autora. Mais dois para a lista, rs.
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ReplyDelete
  9. Fiquei morrendo de vontade de ler! Parece ser super interessante e envolvente.

    Beijão ♥
    www.keepcamy.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. E como é! Leia assim que tiver a oportunidade ;)

      Delete
  10. Acho que é apenas eu que sempre que vejo esse livro acho que ele é do Nicholas Spark?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que sim hahah Pensa assim, se não tem ninguém se beijando na capa então não é do tio Nick

      Delete
  11. Isso de ter duas protagonistas que vivem em épocas diferente no livro parece ser bem interessante.

    ReplyDelete

Powered by Blogger.