[LIVRO] Maze Runner - Correr ou Morrer, James Dashner

Título: Maze Runner - Correr ou Morrer
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 426
Ano de publicação: 2010
ISBN: 9788576832478
Skoob: Adicione
Compare e compre: Buscapé

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam A Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente.

Tudo começa com Thomas dentro de uma Caixa Metálica, ele não se lembra de nada sobre o seu passado, somente seu nome. Quando a Caixa abre, Thomas se vê “preso” em uma sociedade de garotos adolescentes que lutam para sobreviver em um estranho lugar que seus moradores nomearam de Clareira: um lugar rodeado por enormes paredes de pedra, que possuem quatro enormes portas no centro de cada parede. Essas portas se abrem de dia e dão acesso a um gigantesco Labirinto que rodeia toda a Clareira. Para proteger os garotos de monstros horríveis – os Verdugos – que vivem dentro desse Labirinto e todas as noites essas portas fecham, deixando eles de certa forma protegidos desses verdugos. 

A primeira parte diz respeito a como a clareira funciona, quem são os moradores e os integrantes. Diz
sobre os verdugos, como funciona o labirinto. Quer dizer, mais ou menos, afinal ninguém responde nenhum pergunta de Thomas e só passam as informações que eles acham necessário para o novato saber. Ele dispara milhões de perguntas e dúvidas que ele tem para qualquer pessoa que cruza o seu caminho, porém ninguém responde nada o que gera mais dúvidas e incertezas. 

Tudo o que sabemos é que os garotos conseguem sobreviver, eles formaram uma comunidade com hierarquias, regras, cargos e uma linguagem própria. Cara de mértila, monte de plong e fedelho são palavras recorrentes e tornam a narração engraçada. Tem vários personagens, entre eles os que se destacam são: Minho, Alby, Chuck, Gally, Ben, Newt.

Thomas torna-se o centro das atenções até chegar o dia seguinte e uma nova integrante da Clareira chegar e com ela um recado, ela é a última. A partir daí muitas situações estranhas acontecem, muitos mistérios, muitos problemas acontecem e todos acreditam que Thomas tem alguma relação com essa menina (Tereza) e com todos esses problemas. 
"Thomas tentou engolir, mas a sua boca estava seca demais. Newt correu até ela e abriu-lhe os dedos, agarrando o papel. Com as mãos trêmulas o desdobrou, depois caiu de joelhos, abrindo o bilhete no chão. Thomas aproximou-se dele por trás e deu uma olhada.
Rabiscadas no papel em grossas letras pretas viam-se quatro palavras.
Ela é a última."
Esse ritmo de revelações e o surgimento de mais mistérios segue constante e é realmente difícil ter que largar o livro, seja qual for o ponto que você esteja lendo. O autor consegue prender o leitor em cada parágrafo e em cada capítulo. É uma narração intensa, não dá para perder nenhuma linha sequer.

Digo-lhe que esse livro é uma excelente distopia, vale muito a pena ler. Eu não dava nada para o livro e para a série, achei que seria um livro chato e que não prenderia minha atenção. Eu estava completamente enganada. 

O meu impulso para ler foi a lista de Adaptações Literárias que serão lançadas esse ano e esse impulso foi muito bom. Ainda não assisti ao filme, pois não estreou na minha cidade (que raivaaaaaa), mas assim que estiver disponível pretendo assistir e venho contar para vocês. 

Trailer do filme para deixar vocês com vontade ;)



Já leram ou assistiram ao filme? 


Onde me encontrar
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Tumblr ♦ Skoob ♦ Google+

18 comments:

  1. Confesso que dessa vez quero mais ver o filme que ler o livro.
    Achei bem interessante o trailer
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sei não, o livro como sempre tem muito mais detalhes e é mais prazeroso. Ainda não assisti ao filme, mas já várias opiniões diferetens a respeito.

      Delete
  2. Eu quero ler "Maze Runner - Correr ou Morrer" desde que lançou, mas ainda não tive a oportunidade de comprá-lo. Depois que eu ler o livro, assistirei o filme, por isso não vou ver o trailer.

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É um livro muito bom e envolvente. Enquanto você não acaba não dá para largar o livro.

      Delete
  3. Todos os comentários que li acerca do livro são ótimos, estou muito interessado em lê-lo, quanto ao romance , por mim pode ficar em segundo plano, mas ação e essencial, e pelo jeito o livro tem isso e demasia.
    Eu assisti o filme nos cinemas e chorei no final :'(
    Bela resenha u.u
    Beijos

    Cantinho da Bruna


    ReplyDelete
    Replies
    1. Como assim chorou? hahah Doida
      A ação no livro é constante, imagino que no filme seja igual

      Delete
  4. Eu assisti apenas ao filme e gostei bastante! Quanto ao livro, não sei se lerei, mas confesso que sua resenha me deixou um pouco mais animada! Quem sabe mais pra frente, hehehehee...

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Leia sim, pelo menos antes de passar o próximo filme ein!

      Delete
  5. Oi, flor!
    Adorei a sua resenha. Eu tenho este livro aqui e ainda não consegui ter tempo para lê-lo, infelizmente. Mas sei que não me arrependerei, justamente pelo ritmo dos acontecimentos que nos deixam vidrados a cada página. Adoro esse sentimento! Espero senti-lo também, como você. Eu ainda não assisti ao filme, porque estava me recuperando de uma cirurgia e ele saiu de cartaz. Agora estou esperando ir para as videolocadoras. E espero mesmo que vá! (rs)
    Beijos, flor!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também estou ansiosa para o filme chegar logo às locadoras, quero assistir logo hehe

      Delete
  6. Eu realmente preciso correr para ler esse livro e me liberar para ver o filme...
    Tem tempos que vejo toda a serie por ai e nunca compro.. acho que agora chegou a hora, o que não chega é dinheiro.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah tá, o dinheiro não chega nunca aqui também. Outro dia o box estava por R$79,00 cocei para comprar, mas desisti. Agora não vejo por menos de R$90,00

      Delete
  7. Com essa correria ainda não assisti, e quero muito por causa do Dylan, ele atuaaa muito bem em Teen Wolf!
    Mas acho que assistiria ao filme primeiro do que o livro

    Blog Coisas da Juu

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ouvi um pessoal dizendo que o filme, para quem não leu o livro, é meio fraquinho, mas não sei ainda. Preciso assistir também, se puder ler o livro melhor ^^

      Delete
  8. Preciso ler imediatamente!!!!!!!!! Assisti o filme e amei!! A história é incrível.

    ReplyDelete
  9. Eu particularmente não gostei muito do filme! Acho que esperava um pouco mais dele...
    http://goo.gl/DIx2Uc

    ReplyDelete
    Replies
    1. Às vezes a propaganda é tão grande que acaba dando muita expectativa e nem é aquilo tudo. Eu já sabia o que esperar e acabei gostando bastante até.

      Delete

Powered by Blogger.