[LIVRO] Deixe a Neve Cair - John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Oi pessoal,

A resenha que escolhi para essa semana pode se dizer que é meio "temática", a Rosana ta participando da Maratona Literária de Inverno (eu não porque não consigo cumprir metas), e como estamos no inverno, ainda que não pareça, escolhi um livro que combina um pouco com essa época do ano! E também porque o fofo do John Green esteve aqui no Brasil *--*

Título Original: Let It Snow - Three Holiday romances
Título: Deixe a neve cair
Autor(a): John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
ISBN: 9788579801754
Ano: 2013
Páginas: 336
Editora: Rocco Jovens Leitores
Nota:  5/5
Adicione: Skoob

Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para insuspeitos encontros românticos. Em Deixe a neve cair, bem-sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego.


Jubileu está ansiosa para o Natal, não apenas pela festividade dessa data mas também porque é nesse dia que ela e seu namorado Noah completam um ano de namoro, tudo parece perfeito na véspera de Natal, ela já está pronta e ansiosa para finalmente ver o namorado depois de ficar o dia todo longe dele, o que ela não esperava era que uma confusão mudaria totalmente seus planos; seus pais viajaram para a cidade vizinha onde existe a única loja que vende as peças da Coleção da Cidade de Natal do Papai Noel Flobie, e dessa coleção veio o nome dela que também é o nome do maior e mais importante prédio da cidadezinha fictícia; ela tem que fazer suas malas às pressas e é colocada num trem rumo à Flórida, onde vai passar o Natal com seus avós, nesse trem Jubileu enfrenta a falta de atenção do namorado que parece ocupado demais até para atender seus telefonemas, uma nevasca bem no meio do caminho, uma amizade inesperada com Stuart e o Natal mais diferente e divertido que ela podia imaginar, talvez o melhor natal de sua vida.
"Fiquei em silêncio pelo choque. Ele estava certo. Era exatamente o que Noah deveria ter feito.
-Além disso, você acabou de dizer a ele que caiu em um riacho congelado e ficou presa em uma cidade estranha. E ele desligou? Eu faria alguma coisa. Viria até aqui, com ou sem neve. Talvez pareceça idiota, mas eu faria. E quer meu conselho? Se ele não terminar com você, você deveria dar um chute na bunda dele." (págs. 96 e 97)
Esse primeiro conto “O expresso Jubileu” é escrito pela Maureen Johnson, e eu preciso dizer que esse conto é a coisa mais engraçada e fofa que eu li, a Jubileu é muito engraçada e sarcástica e a família dela nem se fala; o vício deles nessa Cidade do Papai Noel é descomunal, e esse vício que gera a confusão principal do conto, o nome dela também é deveras engraçado e inusitado, afinal não é comum ver pais dando nomes de prédios de cidades natalinas a seus filhos. Stuart, um rapaz meigo e gentil e de coração partido, ele então leva Jubileu até sua casa para que possa passar a noite lá, em suas palavras sua mãe jamais o perdoaria se ele deixasse a garota passar o natal em uma Waffle House de beira de estrada, e é com esse convite que Jubileu então passa por uma aventura que vai virar sua vida de cabeça pra baixo.
"Um caminhão solitário passou por nós e o Homem Alumínio nos lançou um cumprimento rigoroso conforme se dirigia mais para o centro de Gracetown. Todos saímos do caminho para dar passagem a ele - Stuart, eu e as menininhas. Stuart abriu o zíper do casaco e me convidou a ficar aconchegada sob o braço dele, e seguimos pela neve.
- Quer voltar lá para a casa pelo caminho longo? - perguntou ele. - Ou pelo atalho? Você deve estar com frio.
- Caminho longo - respondi. - O caminho longo, com certeza." (pág 118)

Esse provavelmente deve ser o conto que eu mais amei no livro, me emocionei, ri e senti raiva com ele, o namorado da Jubileu parece ser o cara perfeito à primeira vista, mas bem lá no fundo ele é totalmente superficial e imbecil, e deixa ela totalmente magoada pois é covarde demais para abrir seu coração para ela, Jubileu e Stuart logo que começam a conversar e a conhecer um pouco mais um ao outro e entre eles surge uma chama de amizade com uma pitada de sarcasmo e provocações, mas no fundo ele apenas quer que ela veja sua vida com outros olhos, que a propósito é a coisa mais fofa desse livro, ele tentando fazê-la ver que o namorado perfeito não é tão perfeito assim, de todos os “príncipes” do livro ele é o mais fofo de todos, além de ser meigo e romântico ele toca piano e é todo esforçado pra ajudar a mãe, é muita fofura em um cara só. A família dele também é bem bacana, e embora a mãe e a irmã não apareçam muito são personagens bem construídos, a parte mais engraçada dessa família é o fato deles serem judeus e mesmo assim comemorarem o natal. Os dois passam por muitas aventuras juntos, desde caminhar na neve por uma longa estrada com sacolas plásticas por todo o corpo até cair dentro de um rio congelado, e a autora consegue fazer isso com muito humor. A escrita da Maureen é muito gostosa de ser lida e flui muito bem a cada capítulo do conto, embora isso se perca um pouco na tradução, mas ela consegue dar um toque bem realista para uma história que poderia até parecer bem clichê, mas as vezes a história precisa mesmo ser clichê para dar aquele ar fofo e especial; eu não li nada da autora e também não vi nada por aqui, mas já estou em busca para ler mais, ela amarra bem os personagens como um todo, e cada um deles, apesar de serem diferentes e alguns até inusitados e excêntricos, e a história também, além de dar um ótimo pontapé inicial para esse livro que conta com três histórias que no fim acabam se entrelaçando de alguma forma.


Tobin, Duke e JP são três adolescentes entediados que vão passar a véspera de natal assistindo a filmes do James Bond, mas seus planos são alterados quando recebem a ligação de um quarto amigo propondo um desafio, onde o prêmio é passar a noite na Waffle House cheia de lideres de torcida e muita panqueca, esses três amigos embarcam então em uma agitada corrida contra o tempo, numa disputa para conseguir sair de casa e chegar até a Waffle House com um jogo de twister e antes que uma dupla de gêmeos desajeitados cheguem lá e estraguem seus novos planos para o natal; o que esses amigos não sabem que muito mais que uma aventura engraçada e cheia de imprevistos é que vão encontrar não só lideres de torcida e panquecas, mas também o amor.
" - Tobin - falou JP do nada. Ergui a cabeça, e ele estava bem ao meu lado, dando passos largos pela neve. - Não que eu seja necessariamente a favor da ideia - disse -, mas acho que você talvez goste da Duke." (pág. 181)
Esse segundo conto do livro “O milagre da torcida de natal” foi escrito pelo John Green, embora eu tenha ouvido algumas criticas não tão legais sobre ele eu não o achei de todo o mal, claro que eu acho que o John pode fazer muito melhor que isso, mas o conto é bem engraçado e algumas situações passadas pelos amigos são bem inusitadas, mas em alguns momentos eu acho que ele podia ter melhorado um pouco a história, os personagens são bem engraçados e típicos do John, o JP é o amigo que aparece em quase todos os seus livros, aquele gordinho estranho e tudo mais, já o Tobin é o tipo nerdinho lerdo e a Duke, isso mesmo Duke é uma garota que age e parece com um garoto, eles até contam a história da loja Duke & Duchess na qual o atendente confundiu Angie com um garoto e o chamou por duke (duque) e o apelido pegou, bom ela é legal e bem sarcástica, e apesar de ser amiga de dois garotos e ter um jeito “moleca” ela consegue manter sua essência bem feminina.
" Duke riu, levantando-me pelas axilas. O gorro molhado pela neve estava puxado bem para baixo sobre a testa. Olhei para ela, e ela olhou para mim, e não estávamos andando. Estávamos apenas de pé ali, e os olhos dela eram tão interessantes. Não do jeito normal de serem interessantes, como extremamente azuis ou extremamente grandes ou ornamentados com cílios obscenamente grandes, nem nada assim. O que me interessava nos olhos da Duke era a complexidade da cor - ela sempre dizia que pareciam o fundo de uma lata de lixo, uma mistura de verde, marrom e amarelo. Mas ela se subestimava. Ela sempre se subestimou.
Nossa. Era uma coisa difícil de "despensar". " (pág 187) 
Só achei um pouco apressado o modo como foi revelado sua paixão por Tobin, achei um pouco superficial demais, e o John podia ter caprichado mais nesse ponto em questão, mas isso é apenas o meu ponto de vista, mas o conto em geral é bem engraçado e os personagens, tanto os três principais quanto os secundários são bem engraçados e fazem o contexto todo bem diversificado. Esse conto, diferente do primeiro é bem curto e talvez seja isso que me deixou um pouco chateada, ele ficou tanto nos acontecimentos durante o trajeto casa do Tobin e Waffle House que acabou perdendo um pouco o ritmo no fim do conto, e como eu gosto de rapazes meio nerds eu gostaria de ter tido mais coisas fofas e românticas entre o Tobin e a Angie, que aparecem um pouco no último conto mas como são personagens secundários não tem tanto ênfase quanto teriam no conto do John, mas de uma forma geral o conto é bem divertido e fluido na hora de ler.



Addie é uma adolescente comum com problemas comuns, e está passando pelo mais comum e doloroso problema da adolescência, a perda do primeiro amor, ela tinha tudo que sempre quis e deixou isso escapar por entre seus dedos, e agora nessa época do ano tão especial ela tem a chance de fazer tudo certo dessa vez, mas não apenas em relação ao seu namoro com Jeb, também com suas amigas Dorrie e Tegan, que sempre estiveram ao seu lado, mesmo ela não sendo a melhor amiga do mundo. Addie agora passa por uma prova de fogo para mostrar que está mudada, tanto para as amigas quanto para Jeb, nem que para isso precise resgatar o mini porco, Gabriel, encomendado por sua amiga.
" A primeira foto que surgiu foi a primeiríssima que tirei de Jeb, clicada sorrateiramente com o celular há mais de um ano. Também nevava naquele dia, e na foto havia flocos de neve presos no cabelo escuro de Jeb. Ele vestia uma jaqueta de brim, embora estivesse um frio congelante, e lembro que imaginei  se talvez ele e a mãe não tivessem dinheiro. Tinha ouvido que eles dois haviam se mudado da reserva Cherokee, que ficava a uns cento e sessenta quilômetros de Gracetown. Achei isso legal. Ele parecia tão exótico." (págs 210 e 211) 
E para encerrar essa coletânea de contos temos o “O santo padroeiro dos porcos” escrito pela Lauren Myracle, eu só tinha lido um outro conto dela, na coletânea Formaturas Infernais e tinha gostado bastante da escrita dela, nesse conto não foi diferente, eu gostei bastante da escrita, ela sabe como fazer uma história fofa, apesar da personagem principal ser um pouco chata e egoísta, as vezes chega até a se fazer de vítima, com o desenrolar da história vamos aprendendo a conviver melhor com ela, já suas amigas são hilárias demais, Dorrie é toda sarcástica e não perde uma oportunidade de cutucar Addie quando pode, já Tegan é toda meiga e está sempre tentando manter a paz entre as amigas.
" Ela me entregou o Gabriel, e ele balançou as pernas em busca de algo em que se agarrar. Respirei o cheiro divino dele. Era como chantilly." (pág 323)
Como eu disse no começo a Addie é um pouco enjoada e melodramática demais, e isso chega a ser irritante, mas conforme a história vai passando e as coisas acontecendo Addie vai aprendendo a deixar de pensar apenas em si e seus problemas e passa a enxergar melhor que todos também tem preocupações e que não custa nada ela deixar um pouco de lado seu ego e ajudar ao próximo; o mini porco da Tegan é a coisa mais fofa do mundo e eu fiquei morrendo de vontade de ter um, infelizmente não tenho espaço pra isso, mas se tivesse eu com certeza teria um mini porco que cabe numa xícara. O conto tem muitas partes engraçadas e bem reflexivas, especialmente para Addie aprender a lidar melhor com seus problemas e não pensar tanto só em si mesma, e as aventuras pelas quais ela passa para recuperar o porquinho são ótimas e divertidas, e o desfecho desse conto e do livro como um todo, quando todos os contos acabam se amarrando de alguma forma, foi bem elaborado e fofo.

O livro tem uma capa muito bonita, que segue a original, as cores também combinam muito com o clima de inverno e neve do livro, a diagramação é bem feita e os detalhes de flocos de neve nas páginas de início dos contos tão um toque bem especial, uma pena o papel ser o branco e não o papel pólen, mas pensando melhor o branco combina bem mais com o clima de neve do livro, a Editora Rocco fez um ótimo trabalho nessa edição, o livro é todo fofo, e um ótimo presente para dar à um amigo que adora ler e que goste de histórias clichês e fofas.


38 comments:

  1. Adorei a resenha! Todos os contos parecem ser muito fofos e divertidos, acho que cairia muito bem com uma caneca de chocolate quente nesse frio que eu amo <3
    De todos os três contos, o que mais me interessou foi O Expresso Jubileu, parece ser tão fofo!
    Apesar de já ter visto o nome do livro por aí, apenas agora fui ver o que ele reserva e após sua resenha irei lê-lo com toda a certeza.
    Abraços ;3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Karina,
      Realmente o livro combina com um bom chocolate quente!!!
      Definitivamente esse conto é meu favorito kkkk
      Espero que goste da leitura
      Beijos

      Delete
  2. Adorei a resenha! Bom já li este livro, e como romance é meu gênero preferido, eu amei, as histórias são muito boas, e ótimas de ler, e como você disse são histórias clichês e fofas, agora lendo a resenha me deu vontade de ler o livro de novo, é bem recomendável pra quem gosta de um romance.

    ReplyDelete
  3. Olá!!!
    Não me adapto fácil á escrita do John, mesmo já tendo lido 3 livros dele.
    Não curti muito A Culpa é Das Estrelas, Cidades de Papel eu curti apenas até a metade kkk
    Mas gostei de Quem é Você Alasca?.
    Adoro a escrita da Maureen, só não conheço a outra autora.
    Esse livro já tá nos meus desejados há muito tempo, nem sei porque não comprei ainda...
    Amo livros de Natal e Inverno, duas coisas perfeitas...
    Vou ver se compro ele logo, pelo menos antes de acabar o Inverno kkk
    Beijo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Joseph,
      Realmente, do John meus livros favoritos são Quem é vcê Alasca? e Cidades de Papel eu também gostei até certo ponto kkkk
      Eu também só conheci a outra autora por esse livro, mas gostei.
      Espero que goste da leitura
      Beijos

      Delete
  4. Eu nao sabia que era um livro com 3 estórias dentro! Na verdade eu nem oq eu achava, aprendi tudo aqui nesse post e gostei mto do que li.
    A capa está fofa de tao linda, e realmente esse frio aqui combina demais com o livro com estórias de inverno.
    Do q li aqui, o conto do John Green foi o mais sem graça, logo ele que está super em alta, talvez tenha faltado alguma coisa na época q ele escreveu... Sei lá.
    Realmente me animei de ler e conhecer os contos! Principalmente dos outros autores, que eu não conheço.
    Bela dica! Bjus

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Suzzy,
      Que bom que gostou do post e ele te ajudou a entender o livro kkk
      Realmente o conto do John foi meio fraco, mas faz parte kkkk
      Espero que goste da leitura
      Obrigada pelo carinho
      Beijos

      Delete
  5. OI Amanada, tudo bem? Li este livro no verão ( por acaso) e confesso que foi uma ótima leitura, li bem rapidinho, mas ainda assim sendo foi uma leitura agradável e leve. E sem falar que esta capa é muito linda. Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mih,
      Que bom que gostou da leitura, realmente é bem agradável, independente da época kkk
      Beijos

      Delete
  6. Bom eu nem sabia que era um livro de contos..
    eu adoro romance então acredito que vou gostar de todos os contos.
    . do green eu só li a culpa é das estrelas e gostei..
    dos outros autores não me recordo de ter lido nada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Amanda,
      Que bom que gostou da dica, espero que goste do livro
      Beijos

      Delete
  7. Oi, Amanda.
    Eu gosto bastante de livros dividido em contos e esses parecem ser muito fofos. Não gosto muito de histórias clichês, mas de vez em quando não faz mal, rs. Só não acho que vou gostar do último conto, pois personagem principal chata me irrita demais! A capa e a diagramação são lindas, mas essas páginas brancas me deixaram desanimada. Eu estou sofrendo para terminar de ler um livro, por causa da fonte pequena e das páginas brancas, mesmo o livro sendo maravilhoso. Adorei a resenha!
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lary,
      Realmente um clichê as vezes faz bem kkkkk é a personagem é bem chatinha mesmo!!! Sim é tudo lindo, e as páginas brancas me desanimaram um pouco, mas ela não é tão transparente, então foi fácil acostumar!!
      Obrigada pelo carinho
      Beijos

      Delete
  8. Amei sua resenha, muito bem feita. Eu conheço pouco sobre o escrito John Green, só li "A culpa é da estrelas". Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha lido nada sobre ele, não sabia que ele era uma coletania de contos, gostei disso, talvez um dia eu leia.
    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mayla,
      Que bom que gostou da resenha, obrigada pelo carinho. E se um dia ler o livro, espero que goste!
      Beijos

      Delete
  9. Amanda!
    Gosto muito de livros de contos e se são românticos e se referem ao Natal. E ainda mais de escritores renomados devem ser ótimos para leitura.
    A capa é tão bela!
    Gostaria de ler.
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Rudynalva,
      Que bom que gostou da resenha, e espero que goste do livro
      Obrigada pelo carinho
      Beijos

      Delete
  10. Adorei a resenha!! Ja ouvi falar muito desse livro, mais tava com um pouco de medo de ler..
    gosto da ideia de ser dividido em contos..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Jade,
      Obrigada pelo carinho, espero que goste da leitura
      Beijos

      Delete
  11. Enquanto muitos tem todos os livros do John Green, eu não tenho um mínimo de interesse hahaha É a primeira vez que vejo uma resenha do livro. Não sabia que ele era dividido em três contos. Apesar do livro não ter me agradado tanto, eu adorei saber que a Jubileu é uma personagens sarcástica, pois eu adoro personagens assim!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Luis,
      É nem todos gostam mesmo da leitura do livro kkkkk
      Sim ela é minha personagem favorita!!
      Beijos

      Delete
  12. Amei essa resenha, sou louca para ler esse livro, a capa é maravilhosa e só tem autores bons, adorei os quotes. Também fico chateada quando correm com o romance e fica muito superficial, :/
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mandy,
      Obrigada pelo carinho, é um livro bem fofo, pois é foi meio chato essa parte, mas de resto o livro é legal! Espero que goste da leitura
      Beijos

      Delete
  13. Eu li esse livro no final do ano passado, e confesso que esperava bem mais dele. Também achei o primeiro conto o melhor (na verdade foi o único que eu gostei). O segundo conto era o que eu achava que ia gostar mais por ser do John Green, mas acho que fui com muita sede ao pote. E o último conto eu acho que só não gostei pela Addie, que também me irritou muito!
    Beijos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Rafaela,
      Pois é, acho que algumas coisas no livro deixaram a desejar, mas de modo geral ele é bem fofo!!
      Beijos

      Delete
  14. já ouvi falar desse livro mas ainda nao li, adorei a resenha e fiquei curiosa pra ler.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi,
      Obrigada pelo carinho, espero que goste da leitura
      Beijos

      Delete
  15. Li há um tempinho já e gostei bastante. Quer dizer, gostei mais de O Expresso Jubileu e essa família obsessiva compulsiva hahahahaha
    Passei o conto inteiro suspirando por Stuart ♥

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi,
      Esse conto é lindo e muito engraçado, com certeza eu leria um livro todo só sobre a Jubileu, a família dela e o fofo do Stuart!!!
      Beijos

      Delete
  16. Quero muito ler esse livro, apesar das minhas amigas não terem gostado tanto.
    Gostei da sua resenha e me despertou mais o interesse. Amei a diagramação, e os contos devem ser lindos logo que eu amo o Natal <3
    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi,
      Sim o livro é muito fofo, com alguns pontos negativos. Mas de modo geral é legal, espero que goste da leitura
      Beijos

      Delete
  17. Realmente, dos três o conto mais interessante pra mim foi o primeiro. Senti uma empatia instantânea pela Jubileu; ela tem um humor bem sarcástico mesmo e me fez dar umas boas risadas no início da história sobre suas considerações a respeito do próprio nome. O Stuart é um amorzinho mesmo <3 O jeito que eles se conhecem e ao pouco vão descobrindo um pouco um do outro é uma das coisas mais bonitas do conto, e dos três é o que é melhor encadeado.
    Estava bastante ansiosa pelo conto do John Green e fiquei um pouco desapontada como enredo e a narrativa. Concordo totalmente com você, a relação romântica retratada deveria ser mais trabalhada, não senti tanta coerência, exatamente por ter sido rápido demais.
    O terceiro conto foi bom de ler, especialmente pelo crescimento da protagonista e pelos ensinamentos intrínsecos a história. Não me fisgou como o da Maureen, mas a leitura foi agradável.
    A propósito, adorei a resenha!! Focou em poucos realmente críveis, que são válidos de serem pontuados. Gostei bastante, parabéns!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lara,
      Sim o primeiro conto tem tudo para ser completamente apaixonante, por mim trocaria o conto do John por mais páginas sobre Jubileu e Stuart kkkkk
      Sim o terceiro conto, apesar de algumas coisas, tem um crescimento e evolução, já do John deixou bastante a desejar!!
      Obrigada pelo carinho
      Beijos

      Delete
  18. Oiee
    Esse foi o primeiro livro do/com o John Green em que eu li e um daqueles a quem eu recomendava pra todo mundo pois adorei os contos.Sem dúvidas o meu preferido também foi o escrito pela Maureen Johnson.Aquela obsessão dos pais da Ju por aquelas cidadezinhas é sem igual,e rolou muitas risadas deles e das boas sacadas dela.A forma como as histórias se interligam é sem igual.O conto do John foi o que eu achei um pouquinho mais maçante mas nada que me atrapalhasse ou mudasse minha opinião sobre o livro.
    beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Letícia,
      Que bom que gostou do livro, e obrigada pelo carinho
      Beijos

      Delete
  19. Sinceramente eu não gostei do livro, me decepcionei bastante!!
    Começou legal mas foi caindo, e o último conto até que foi divertido, entretanto, achei bem sem graça.
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ana,
      Pois é, não sei o que houve no meio do caminho, mas talvez teria sido melhor deixar o livro só com o primeiro conto kkkkkk
      Beijos

      Delete

Powered by Blogger.