[LIVRO] Fala Sério, Irmão/ Fala Sério, Irmã! - Thalita Rebouças

Olá pessoal, tudo bem?

O livro de hoje é duplo. É o sétimo livro da série Fala Sério! Neste conheceremos as confusões e aventuras da protagonista Maria de Lourdes ou Malu com seus irmãos Mário Márcio, o Mamá e a Malena. Confiram!

Título: Fala Sério, Irmão/ Fala Sério, Irmã! 
Autor(a): Thalita Rebouças
ISBN: 9788579802522
Ano: 2015
Páginas: 288
Editora: Rocco
Nota: 5/5
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
Fenômeno da literatura juvenil nacional com mais de 1,5 milhão de livros vendidos, Thalita Rebouças volta a sua série de maior sucesso com Fala sério, irmão! e Fala sério, irmã!, em que aborda a relação da protagonista Malu com seus dois irmãos mais novos. Em edição especial, o livro duplo pode ser lido de ponta-cabeça: de um lado estão as crônicas que mostram a convivência de Malu com o irmão do meio, Mamá; do outro, as histórias centradas na relação com a caçula Malena. Em todas elas, Thalita mostra, com seu bom humor habitual, as delícias e as agruras da vida em família, com direito a momentos hilários e outros emocionantes, brigas e confidências com os quais leitores de várias idades vão se identificar.
Em Fala Sério, Irmão! conhecemos Mário Márcio, que ainda na maternidade foi apelidado por Malu de Mamá. Mamá é o irmão do meio, dois anos mais novo que Malu. Ele vive se metendo em confusão e Malu sempre está lá ajudando ele a sair delas.


É claro que na relação deles nem tudo são flores, o Mamá vive infernizando a vida da Malu, constrangendo ela na frente dos seus namoradinhos. Mas no fim o amor fraternal sempre fala mais alto.

O livro é dividido por capítulos que seguem a idade da Malu, desde sua infância até a juventude. A fase que eu mais gostei e ri, ri muito foi a dos doze anos, quando o Mamá tinha dez, o que posso dizer é que a Malu é muito má e que ela tem probleminhas com a digestão.
"Nunca pedi irmãozinho, eu era muito feliz sendo o único ser mimado e paparicado da família…"
Em Fala Sério, Irmã! conhecemos a fofa da Malena, a irmã caçula com uma autoestima acima da média. Como Malena é seis anos mais nova que Malu, é claro que a pequena sempre rouba a cena, ela se torna a princesinha da casa, e é claro também que isto incomoda muito a Malu.


Mesmo com uma diferença de idade considerável, Malena e Malu são grandes amigas, e essa amizade se fortalece ainda mais quando Malena chega a adolescência e pede alguns conselhos amorosos para Malu.

Assim como no primeiro livro, este também é divido em capítulos seguindo a idade da Malu. Neste a fase que mais gostei foi a dos onze anos, quando Malena tinha apenas cinco anos, sobre este capítulo só posso dizer que nem tudo que fica bonita na unha ficará bonito no cabelo e as vezes é melhor não escutar o que sua irmã mais velha diz.
"Eu odiei a Malena quando soube que ela existiria na minha vida e odiei mais ainda quando soube que o meu quarto não seria mais só meu. Que mundo injusto!, pensava a todo instante."
Eu nunca tinha lido nada da Thalita Rebouças e confesso que apenas com a leitura deste livro já fiquei fã da autora. O livro é narrado por Malu, possui uma escrita simples e carregada de humor, dei boas gargalhadas lendo este livro.

As situações que a autora cria são muito divertidas, se você tem irmãos com certeza irá se identificar com alguma situação. Eu me identifiquei em quase todas elas, assim como a personagem Malu, sou filha mais velha de três, no mesmo estilo da história, um irmão com uma diferença pequena de idade apenas um ano e alguns dias e uma irmã caçula com uma diferença maior de idade onze anos, talvez por isto tenha gostado tanto do livro.

Se você está procurando um livro leve, para descontração, o livro está super recomendado, ele é garantia de muitas gargalhadas, um ótimo livro para sair daquela ressaca literária. Leiam, vocês vão se divertir muito.
"Depois ficamos um bom tempo ali, só nós dois, arrumando e revendo fotos, relembrando episódios da nossa estrada, vendo a vida passar como um filme e rindo juntos, cúmplices. Irmãos."

3 comments:

  1. Olá, Mayla.
    Gostei bastante da sua resenha, mas não sei se leria a obra. Já passei um pouco da fase desse tipo de leitura. Agora, quando tento começar a ler algo mais leve assim, acabo me irritando.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom que gostou da resenha! =D É assim mesmo, as vezes alguns gêneros não nos agradam mais. Eu gostei deste livro pois ele me fez lembrar da minha infância, me diverti lendo imaginando as cenas e percebendo as semelhanças.
      Abraço!

      Delete
  2. Eu gostei bastante !!!♥♥

    ReplyDelete

Powered by Blogger.