[LIVRO] Príncipe Caspian ( As Crônicas de Nárnia) - C.S.Lewis

Oi pessoal,

Nem estou acreditando, mas chegamos ao quarto mês de projeto, só de pensar que faltam apenas três livros já da uma dorzinha no coração de abandonar esse mundo tão incrível, então hoje chegou o dia de falar do livro Príncipe Caspian.

Nessa nova aventura, vemos uma Nárnia novamente dominada por um tirano, Miraz o príncipe regente, nada é como antes, os animais falantes vivem escondidos, as árvores e rios não são mais como antes e tudo parece sem graça e sem vida; Caspian, o sobrinho e herdeiro do reino, sonha que um dia possa conhecer a antiga Nárnia da qual aprendeu com sua ama. A vida do príncipe Caspian muda, quando nasce o filho de Miraz, ele agora tem que fugir para salvar sua vida e quem sabe conseguir que Nárnia volte a ser como era, ao tocar a tromba mágica de Susana, ele invoca novamente os Pevensie e Aslam para trazer a harmonia e ordem mais uma vez para Nárnia.

A história desse quarto livro se passa muitos anos depois da partida dos irmãos de Nárnia, a Era de Ouro de Nárnia é apenas uma história passada por gerações, e a terra foi dominada pelo povo de Telmar, nela conhecemos novos personagens que vão fazer parte das próximas aventuras dos livros, e também vamos reencontrar, talvez pela última vez, alguns personagens antigos. A maior parte do livro passamos em Nárnia, conhecendo novos personagens e descobrindo pouco a pouco o que houve com os animais falantes e a terra, e como os antigos narnianos pretendem libertar Nárnia do tirano Miraz.
"Você já viu algum dia uma grande floresta atacada por um vento furios? Imagine o rugir do vento. Imagine também que a floresta não está imóvel, mas se precipita para você, e que já não é feita de árvores, mas de gente. Homens enormes, mas semelhantes a árvores, porque os braços que agitam parecem ramos, e, sacudindo a cabeça, deixam cair à volta uma chuva de folhas." pág. 385
A atmosfera desse livro é um pouco diferente dos outros, apesar de algumas partes engraçadas, temos muita tensão na leitura, e até um pouco de tristeza nesse percurso até a recuperação de Nárnia, o ritmo da leitura foi muito bom e a história é realmente interessante, cheia de detalhes e com muitas partes de ação das batalhas, acho que isso que deixa o livro mais interessante, não é apenas a história de Caspian ou dos irmãos se aventurando por Nárnia, é mais uma vez eles lutando para fazer de lá um lugar bom de se viver e cheio de alegria, e também é um marco no amadurecimento de alguns personagens, como Pedro e Susana que não vão voltar para Nárnia, pelo menos não logo.


Como nos outros livros, temos a interação do narrador com o leitor em diversos momentos da narrativa, mas acho que eles estão ficando quase imperceptíveis, ou eu que acabo sempre esperando pelos comentários que vão me fazer rir ou recordar de detalhes que apareceram nas outras histórias. Gostei muito da leitura desse livro, não sei se ele chega a ser meu favorito, mas definitivamente é um forte candidato a isso, especialmente pelas partes mais sérias do livro, a história pedia isso, e acho que foi isso que me conquistou nessa leitura, os personagens também estão bem interessantes, exceto por Susana que continua muito racional, acho que dos personagens das histórias ela é a que continua ainda em cima do muro, gosta de Nárnia, mas ainda fica meio cética em relação a tudo; apesar de estar na reta final do projeto e saber que em algum momento eu vou ter que deixar Nárnia, não sinto aquela sensação de não querer terminar a leitura, eu quero muito terminar e saber como tudo fica no final, conhecer novos personagens e lugares, mas é claro que sempre vai deixar aquela saudade boa desse mundo tão incrível.

As resenhas para os livros anteriores estão aqui.
Livro 1
Livro 2
Livro 3







Título Original: Prince Caspian
Título: Príncipe Caspian
Autor(a): C.S.Lewis
ISBN: 9788578270698
Ano: 2009
Páginas: 107
Editora: Martins Fontes
Nota: 5/5
Adicione: Skoob

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais! 

No comments:

Powered by Blogger.