[LIVRO] Os Goonies, James Kahn

Olá pessoal, tudo bem?

O livro de hoje é uma leitura leve, divertida e carregada de aventura. Um livro um pouco diferente, pois ao invés de ter um filme baseado no mesmo, temos em mãos um livro baseado em um roteiro do filme. Os Goonies teve seu longa lançado em 1985; e mesmo depois de mais de 30 anos após seu lançamento ainda continua sendo atual e continua conquistando gerações. Confiram a resenha!


A história gira em torno do grupo intitulado "Os Goonies". O grupo é formado por Mikey, Bocão, Dado e Gordo. O grupo se reúne para uma espécie de despedida, pois todos terão que se mudar. Eles vivem em Astoria, em uma região chamada Docas Goon daí o nome do grupo, porém os membros do Country Club Hillside querem construir um campo de golfe no local. Uma ação judicial movida pelos morados ganhou a causa para que o campo não fosse construído, no entanto eles deveriam pagar as hipotecas, coisa que nenhuma família das Docas Goon tinha condição.
Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,Juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar,No céu e no inferno e na guerra nuclear.Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,No campo ou na cidade, na floresta, onde for,Eu me declaro um companheiro GoonyPara sempre, sem temor.
Os meninos então vão para casa de Mikey, lá para fugir do irmão mais velho do mesmo, Brand, eles acabam no sótão do pai de Mikey. Lá, em meio as quinquilharias do antigo museu de Astoria que o pai dele guarda, eles encontram um mapa. O mapa pertencia ao pirata Willy Caolho, datado de 1532. O mapa mostra onde um grande tesouro está escondido.
    

Os meninos não pensam duas vezes e decidem que irão viver aquela aventura, caso encontrem o tesouro, salvarão todos os moradores de Docas Goon, caso contrário, viverão sua última aventura. 

O que os meninos goonies não contavam era que a família dos Fratelli naquele dia havia fugido da prisão, e por azar do destino eles acabam descobrindo o que os meninos estão procurando, e claro, ficam interessados. Aí começa a maior aventura da vida dessas crianças.
Portanto, esta é a história do que aconteceu naquele último longo dia do outono passado, o dia antes do nosso despejo. E eu sei que uma boa parte desta história vai parecer difícil de engolir, mas juro por Deus que cada palavra é verdadeira.
Os Gonnies foi criado pelo premiado diretor Steven Spielberg, foi um filme de muito sucesso nos anos 80. Este livro é um roteiro adaptado pelo escritor James Kahn, que é bem conhecido por este tipo de trabalho, tendo adaptado roteiros como Star Wars e Indiana Jones. O livro é todo narrado em primeira pessoa por Mikey. A história apresenta uma ótima aventura; apresentando também uma série de descobertas que ocorrem nesta transição da infância para adolescência, talvez por isso tenha feito tanto sucesso.
   

A história é muito bem escrita, de fácil compreensão e bem divertida, não tem como não rir das histórias do Bocão. Sei que essa história marcou uma geração, porém eu nunca assisti ao filme, pelo menos não me lembro de ter visto, acho que isso foi bem legal, pois "descobri" a história em forma de livro, o contrário da maioria das pessoas. 

A única parte negativa do livro, para mim, são os capítulos extensos, prefiro capítulos mais curtos, isso tornou a leitura um pouco maçante em alguns momentos.

Os Goonies sempre me chamou a atenção, pois a Lily - personagem da série How I Met Your Mother - sempre citava algo do filme, então meu interesse veio daí.

Minha edição não é de colecionador, porém é muito bonita, as páginas são amareladas, a fonte possui um tamanho confortável para leitura, antes de cada capítulo há como que um resumo do que acontecerá, e também uma arte de caveira de pirata. No fim do livro temos uma imagem do navio do pirata Willy Caolho. Na capa também temos o mapa, como podem ver a DarkSide mais uma vez surpreende o leitor com uma edição fantástica.
   



O que vou fazer agora é assistir ao filme, pois apesar do livro não ter se tornado meu favorito, eu gostei muito da história, gostaria de tê-lo conhecido alguns anos atrás, acho que conseguiria me conectar mais com os personagens.

Os Goonies foi uma ótima leitura, que recomendo não só para os fãs do filme, mas também para quem gosta de uma boa aventura infanto-juvenil. Não deixem de conferir, e se já leram e/ou assistiram ao filme comentem aqui suas impressões, vou amar saber a opinião de vocês.

Os Goonies
James Kahn
ISBN-13: 9788566636093
ISBN-10: 8566636090
Ano: 2012
Páginas: 240
EditoraDarkSide
   



*ESSE POST FAZ PARTE DO TOP COMENTARISTA DE JULHO/2018*

Acompanhe o blog nas redes sociais!

17 comments:

  1. OI Mayla, eu não sabia dessa publicação e fiquei feliz e curiosa pra ver essa adaptação do filme em formato de livro, essa inversão é bem interessante. Os Goonies é um dos meus filmes preferidos da vida, já asssiti várias vezes e desde muito nova gosto muito de acompanhar essa aventura. Pelas fotos deu pra perceber que a edição está muito bonita. Em tempos de refilmagens fico até pensando porque esse sucesso ainda não foi refilmado com novos atores, acho até que eu iria gostar de ver efeitos novos nessa história, não que eu não goste dos antigos.
    Espero que o filme seja bom pra ti também ;)

    ReplyDelete
  2. Lembro vagamente desse filme e até achei legal o livro por isso, por dar aquela luz na cabeça e fazer lembrar da história. É divertida e bem legal, um tom junevil e que prende. E gosto dessas edições da editora com coisa de filme porque você lê e bate uma vontade de ver o filme depois não é? Sou doida pra ler essa história por isso e porque é uma coisa que marcou geração, a aventura desse grupinho é uma coisa que lembro de ver e gostar, apesar de não lembrar muito da trama em si. Já bate uma nostalgia ao ver falar e aquela vontade de relembrar de tudo da história. Faz tempo que esse tá minha lista e adoraria ler.

    ReplyDelete
  3. Esse livro deve ser muito bom pois o filme marcou toda uma época através de suas inúmeras reprises na Sessão da Tarde dos anos 90. Os personagens são carismáticos e há bons momentos engraçados e o grande ponto forte é sem dúvida a pegada de aventura que ele possui e a história em si, bastante consistente.

    ReplyDelete
  4. A capa é um tanto assustadora, mas tirando esse detalhe a edição parece muito bonita. Darkside,né?
    Não conheço o filme e nem sabia da existência do livro; essa inversão é bem legal. Às vezes assisto algum filme e fico imaginando como ficaria em um livro.
    Me surpreendi ao saber do lado cômico da história.

    Beijos

    ReplyDelete
  5. Oi, Mayla.

    O contexto geral do livro é bastante instigante (bem "Sessão da Tarde", até), ao prezar e inserir o leitor nessa grande aventura. E, poder acompanhar cada passo, deve ser um pouco apreensivo.

    Ainda assim, não sei se eu o leria.

    ReplyDelete
  6. Que interessante, se eu fosse julgar esse livro só pela capa já não ia querer lê-lo achando que tinha algo a ver com terror ou um thriller kkk mas por incrível que pareça é o oposto disso sendo uma história até engraçada. Eu não conhecia nem o filme e nem o livro mas gostei bastante dessa premissa, e da história dessas crianças que mesmo tão pequenas querem ajudar os adultos.

    ReplyDelete
  7. Oi, Mayla!!
    Gostei muito de reviver um pouco dessa história cheia de aventuras que é Os Goonies!! Lembro que assisti várias vezes esse filme na Sessão da Tarde e adorava!! Amei essa edição e pretendo adquirir esse livro para matar a saudade de uma história que marcou a minha infância.
    Bjos

    ReplyDelete
  8. Mayla!
    Apesar de já ter assistido o filme, muito bem feito por sinal, não tive oportunidade de ler o livro.
    E vou concordar com Spilberg quando diz que fala sobre amizade, porque é o que mais chama atenção no filme, claro que tem toda aventura e uma pitadinha de comédia, o que ainda o torna melhor.
    Desejo uma semaninha de luz e paz!
    “É o coração que sente Deus e não a razão.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ReplyDelete
  9. Ah que vontade deu de rever o filme!rs Puxa, mas vou confessar que fiquei bem triste em ver o quanto de tempo faz que o filme foi lançado.rs (véia demais)
    Mas como não tinha visto ou lido nada a respeito deste livro, estou aqui feliz demais em ver esta edição lindinha desta história que conquistou inúmeros fãs por todo o mundo!
    Vai para a lista de desejados e vou rever o filme, ah vou!
    Beijo

    ReplyDelete
  10. Olá, eu já tinha ouvido falar do filme, mas não sabia que era derivado do livro. A obra em si consegue passar aquele sentimento gostoso da infância, irrecuperável quando esta se esvai. Os personagens também parecem ser bem construídos, principalmente Bocão, pelo que vi na resenha. Beijos.

    ReplyDelete
  11. Olá Mayla! Também não conhecia essa história mas tantas aventuras em torno de um tesouro escondido faz com que voltemos aos tempos de infância. A Editora Darkside não decepciona nunca, os livros são sempre impecáveis e lindos. Achei bem bacana um resumo do capítulo logo no início do mesmo, pois sendo extenso como você disse o leitor pode ter uma visão geral antes de inicia-lo. Acho que vou dar uma chance ao filme e conferir essa história que parece tão divertida. Beijos

    ReplyDelete
  12. Esse é um dos livros da Darkside que preciso ter na estante, está na minha listinha para comprar!! Sem dúvidas que ao lermos, vamos nos deparar com uma grande aventura e ainda contamos com a linda amizade dos personagens. Estou com o filme aqui para assistir,mas quero ler o livro antes!!

    ReplyDelete
  13. Oi Mayla,
    Como você eu nunca assisti ao filme, só conheço o livro e amo. Para mim não foi uma leitura maçante, acho que me envolvi tanto com a aventura dos meninos, que li bem rápido, só achei algumas partes meio irreais para a idade deles...
    Sem dúvidas é um livro engraçado!
    Tenho a edição de colecionador porque ganhei, e é linda também, na verdade o que difere da sua é mais a capa, ela tem um ar mais sombrio!!
    Preciso assistir ao filme, também pretendo.
    Beijos

    ReplyDelete
  14. Olá.
    Confesso que não tenho vontade de ler o livro nem ver o filme.
    A premissa simplesmente não me interessou. Não sou muito fã de histórias de aventuras.
    Essa edição da DarkSide está bem bonita. Muitos fãs devem querer esse relançamento.
    Beijos

    ReplyDelete
  15. Fiquei impressionado por este livro ter sido baseado no roteiro do filme! Sempre tive interesse em ler Os Goonies, histórias retratadas em grupo, propondo muita aventura, sempre me chama a atenção, inclusive me lembra meus velhos tempos - a adolescência com meus amigos. O livro parece cumprir tudo o que promete por sua resenha, narrativa fluída, leve e muita aventura. Quero ler!

    ReplyDelete
  16. Olá!
    Eu amo Os Goonies, praticamente eles foram a minha infância, só de ler sua resenha me bateu aquela nostalgia em assistir ao filme com certeza o livro é melhor né..Adorei bastante a resenha e claro que irei compra para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ReplyDelete
  17. Já li ótimos comentários tanto sobre o filme, quanto sobre o livro, e tenho bastante curiosidade de ler, principalmente.
    Pela sua resenha , deu pra ver que é um livro divertido e repleto de aventuras.
    Já quero!
    bjsss

    ReplyDelete

Powered by Blogger.