[DICAS] Como eu aprendi inglês e minha relação com os livros no idioma

Friday, February 15, 2019
Olá pessoas, tudo bem?

Há tempos vocês me perguntam como eu leio livros em inglês, como eu aprendi, onde compro os livros e por aí vai. Hoje resolvi resumir em três perguntas básicas que vocês costumam fazer! Essa é a parte um, mas calma que teremos muitos outros tópicos para cobrir nos próximos meses. 


COMO EU APRENDI INGLÊS E EM QUANTO TEMPO?

Vamos lá! Não vou ser hipócrita e falar que sempre li em inglês, mentira. O fato é que eu comecei a ler quando eu mudei para outro país e senti a necessidade de treinar o idioma. Filme e séries não eram mais suficientes e, para ajudar, eu tinha disponível a biblioteca da cidade com milhões de livros prontos para serem retiradas e lidos. 

Quanto eu mudei para Dublin e fiz o meu teste na escola e fui colocada no nível intermediário. Eu não fazia ideia do que isso significava. Afinal, nunca me interessei muito pelo idioma, apesar de sempre assistir filmes e séries legendados - sempre odiei as dublagens dos filmes. 

No começo das aulas, tudo parecia muito doido. Eu conseguia entender tudo o que falavam, mas não conseguia falar, era mais por vergonha/medo do que por não saber. Com o tempo, e com as aulas, isso foi melhorando. Não vou dizer que eu não cometo erros, porque é claro que falo algo aqui e ali com uma pronúncia diferente, mas meu inglês hoje é bem melhor do que quando cheguei.

Eu nunca estudei o idioma no Brasil, e na verdade não sei se estudaria se fosse hoje. Eu digo isso porque nunca achei o método de escolas de inglês bons o suficiente. Mesmo para estudar sozinha, eu fui sempre meio preguiçosa. 

Porém, recentemente eu comecei a conversar e a conhecer o trabalho da Carol Capel. Ela dá aulas de inglês online, além de trabalhar com outras coisas, em um preço super acessível e que recomendo que vocês deem uma olhada. Não é publi não, é só que o trabalho dela é ótimo e ela consegue explicar tudo certinho e tem um ótimo material para estudo. Só de olhar o site e os depoimentos vocês sabem no que vão investir o seu dinheiro. Eu não indicaria algo aqui se eu não confiasse.


QUANDO EU COMECEI A LER EM INGLÊS E COM QUAIS LIVROS? 

Eu meio que respondi essa na pergunta anterior, mas tá. O primeiro livro que li em inglês foi "A Bela e a Fera", uma adaptação da Disney. Pois é, eu achava que não ia entender nada e peguei a primeira coisa que vi. O fato é que eu li tão fácil e tão rápido que depois fui procurar outros livros - ou drogas mais pesadas hahaha

Logo em seguida me aventurei por Harry Potter e a Pedra Filosofal, depois eu li A fantastica fábrica de chocolate, o primeiro e segundo livro de Desventuras em Série, As Crônicas de Nárnia e por aí vai. Depois que comecei a ler em inglês, não tive mais vontade de ler as edições em português que tenho na estante, o que é uma pena.

Se fosse para indicar por quais livros vocês devem começar eu diria de uma forma simples e fácil: comece por livros que você já leu e/ou conhece a história. Faça releitura do seu livros favorito em inglês. Se seu livro favorito tiver uma linguagem mais difícil, eu diria para você começar por livros infantis então. 

Livros infantis são ótimos porque possuem uma liguagem mais simples, não tem palavras difíceis e, normalmente, a história também é mais fácil de compreender. Não to falando para você seguir meu exemplo, só estou dizendo a maneira que funcionou para mim e a forma que deu certo para o meu aprendizado. 

Outra dica importante é: se você não entender alguma palavra, não desista! Tente entender pelo contexto, e se mesmo assim você não conseguir, procure a palavra no dicionário. Anote a palavra que você tem dúvida e tente lembrar dela na próxima vez. Assim, você começará a construir o vocabulário para suas próximas leituras. 


ONDE EU COMPRO OS LIVROS?

Na época que morava no Brasil, eu comprava pelo Book Depository, mas parece que hoje eles não entregam mais no BR. Porém, a Amazon Brasil tem livros disponíveis no idioma, e também a Amazon Americana também entrega. Porém, não consigo - e não posso - te dar certeza de mais detalhes. 

Pelo o que sei, os preços na Amazon Brasil variam entre R$30 e R$60 reais, o que é ótimo. Pode-se dizer que é até mais barato que muitos livros publicados em português. Se o problema é o preço, há opções disponíveis no Kindle Unlimited. Podem não ser os livros mais populares, mas com certeza vai te ajudar a entender e a praticar o idioma. 

Dreams Worth More Than Money Babe GIF

Acho que por hoje é só, no próximo post sobre o assunto posso trazer algo mais específico de vocês tiverem interesse. 

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

1 comment:

  1. Gostei do post!
    Meu inglês é péssimo, até o básico.
    Também sou um pouco muito preguiçosa...
    Legal saber que o seu interesse aumentou com a viagem, e acaba sendo um acréscimo e tanto.

    Beijos

    ReplyDelete

Powered by Blogger.