[LIVRO] Veneno - Sarah Pinborough

Olá pessoal, tudo bem?

O livro de hoje é o primeiro volume da Trilogia Encantadas. O livro apresenta uma releitura do conto da Branca de Neve, aqui você verá que talvez o "Felizes para sempre", realmente não existe. Confiram!

Título Original: Poison
Título: Veneno
Autor(a): Sarah Pinborough
ISBN: 9788567028262
Ano: 2013
Páginas: 224
Editora: Editora Única
Nota: 4/5
Adicione: Skoob
Compre: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria um final feliz pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!

Em Veneno somos apresentados a uma releitura do conto de fadas da Branca de Neve. A história em si possui o mesmo enredo, o que muda são as personalidades dos personagens, e também o foco dado a cada um dele.

Nesta releitura a madrasta da Branca de Neve se chama Lilith, ela é uma jovem que foi obrigada a se casar com o rei, pai de Branca de Neve. O rei é um velho, e Lilith nunca se sentiu atraída por ele, mas não teve escolha a não ser ceder ao casamento. Lilith é dona de uma beleza estonteante,  tão bela quanto sua enteada Branca de Neve, que é apenas alguns anos mais nova que ela. Lilith esconde de todos sua origem mágica.

Branca de Neve é um espírito livre, ela não é uma princesinha indefesa, pelo contrário, odeia as clássicas roupas da realeza, vestindo na maior aparte do tempo roupas de montaria. Sua maior paixão é cavalgar; ela também é bondosa, ama seu povo e é amada por ele. Além disso se dá muito bem com os anões, que são um povo escravizado pelo rei.

Essa personalidade selvagem e amável de Branca de Neve é a responsável por causar inveja em Lilith. Logo ela que foi educada para se tornar a mais fina dama, vir a ser madrasta de uma menina tão desajeitada e rebelde.

Quando o rei parte para guerra, Lilith assume o poder. Ela prefere ser temida pelo povo, do que amada por ele. Lilith começa a usar sua magia, e seu alvo é Branca de Neve, ela quer a garota longe do reino, não quer ficar próxima a Branca de Neve. 
"- Ninguém pode se comparar a ela, ninguém jamais vai se comparar a Branca de Neve."
Quando um caçador de um reino desconhecido é encontrado em suas terras, ela o envia para matar Branca de Neve, mas logo percebe que foi traída, e o caçador é castigado de uma forma nada agradável. 

Com o aparecimento de sua bisavó, Lilith contará com um plano, que aparentemente é infalível, para se livrar o quanto antes de sua enteada Branca de Neve.

Os anões tentarão ajudar Branca de Neve e um príncipe de um reino distante aparecerá para auxiliá-los.
"A dor como todas as coisas, seu pai havia lhe explicado, é algo que passa."
Já assisti séries como Once Upon a Time e Grimm e também alguns filmes que fazem uma releitura dos contos de fadas, mas nunca tinha lido nada do gênero, e embora não tenha sido umas das melhores leituras que já fiz e Branca de Neve sendo uma das princesas que menos gosto, gostei da obra.

Gostei também de "conhecer" melhor a madrasta da Branca de Neve, diferente dos contos de fadas infantis, esta obra não foca apenas em Branca, aqui conhecemos os motivos que levaram a madrasta a ser má. 

No livro também nos são apresentados outros personagens, de outros contos de fadas, de uma forma bem diferente, temos Aladdin e a bruxa de João e Maria. Aladdin sendo apresentado como um ser nada agradável e a bruxa é a bisavó da madrasta. 

Outro ponto interessante é que neste conto os vilões não são tão vilões e os mocinhos não são tão mocinhos, você deve desconfiar de todos. 

Uma outra diferença é que não há sete anões, aqui eles são um povo escravizado pelo rei, onde três deles são mais próximos de Branca de Neve e consequentemente são mais presentes na história.

Veneno é o primeiro livro de uma trilogia; narrado em terceira pessoa, possui um vocabulário bem simples, sendo uma leitura rápida, para descontração. Embora minha versão seja a econômica, não tenho do que reclamar; a fonte possui um tamanho confortável para leitura, o início e fim dos capítulos são decorados, a capa é bonita, embora seja recomendado um cuidado com ela, pois o material é um pouco frágil. As páginas são brancas, mas isto não atrapalha em nada a leitura. Encontrei alguns problemas de revisão, mas nada que prejudique muito a leitura.

Enfim, se você acha que conto de fadas é coisa apenas para crianças, você precisa conhecer essa série. Embora ela não tenha me surpreendido, pois descobri rápido o fim que essa primeira parte da história teria, foi uma leitura divertida. Não deixe de conferir.
Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

2 comments:

  1. Olá,Linda
    Fiquei muita animada com uma releitura do conto de fadas A Branca de Neve, e mostram um outro lado tanto dos mocinho como dos vilões já conhecidos.

    Aguardo a sua visita.
    Muitos Livro e Sucesso!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Embora não seja extraordinária é uma releitura bem legal sim, confira acho que vai gostar.=D
      Abraço!

      Delete

Powered by Blogger.