[LIVRO] O Caderninho de Desafios de Dash & Lily - David Levithan e Rachel Cohn

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje trago para vocês um livro adolescente que fala sobre as descobertas desta fase, sobre os erros e os acertos que moldam nossa personalidade adulta. Fala também sobre a descoberta do primeiro amor, porém de um jeito nada convencional. Um livro que não me conquistou tanto devido ao fato de não pertencer ao público alvo, mas que possui uma narrativa fofa e que acontece na época mais gostosa do ano que é o Natal. Confiram!



É Natal em Nova York uma data amada por muitos e odiada por tantos outros. Dash é do time que não curte muito o Natal, então ele arruma um jeito de ficar longe dos pais. Como eles são separados e não se falam há anos não fica muito difícil para ele, bastou ele dizer para mãe que ia ficar com o pai e para o pai que ia ficar com a mãe. E assim Dash tem seu tão almejado momento de solidão e tranquilidade.
"O Natal chegava à cidade de Nova York, a mais detestável época do ano. As multidões bovinas, as visitas sem fim de parentes malas, a alegria falsificada, as tentativas desanimadas de demonstrar animação..."
Lily ama o Natal e se arrepende amargamente por permitir que seus pais fossem curtir sua segunda lua de mel justamente no Natal, ela se sente triste e sozinha, mas seu irmão Langston e o namorado dele Benny bolam um plano para que Lily não fique triste na época em que ela mais ama. 
"Eu adoro o Natal.
Adoro tudo que tem a ver com essa data: as luzes, a alegria, as grandes reuniões de família, os biscoitos, os presentes em pilhas altas ao redor da árvore, a paz na terra a todos de boa vontade.Sei que tecnicamente é paz na terra aos homens de boa vontade, mas, na minha cabeça, tiro a parte dos homens, pois isso me parece segregacionismo /  elitismo / machismo, qualquer ismo bem ruim. A paz não deveria ser só para os homens. Deveria se aplicar a mulheres e crianças, e todos os animais, até os nojentos, como os ratos do metrô. Até mesmo a estenderia não só às criaturas vivas, mas aos queridos falecidos, e, se os incluirmos, talvez devêssemos incluir os mortos vivos, os supostos seres míticos, como vampiros, e, se eles estiverem na lista, então também estão os elfos, fadas e gnomo."
Langston e Benny decidem que Lily deve arrumar um namorado, e para isso dão para ela a ideia de escrever um desafio em um moleskine vermelho e deixar em sua livraria preferida e é esse caderninho vermelho que Dash encontra, e deste ponto em diante eles começam a se comunicar pelo caderninho, criando desafios e se abrindo de uma forma que não se abririam com ninguém. Mas será que os dois terão a coragem de conhecer a pessoa por trás daquelas palavras? Será que Dash não idealizou Lily demais? Será que Lily está realmente apaixonada por alguém que nunca viu, que conhece apenas suas palavras? Você terá que ler para descobrir.

O Caderninho de Desafios de Dash & Lily é narrada em primeira pessoa alternando entre Dash e Lily, gosto muito de narrações assim, pois temos duas visões do mesmo fato e "conhecemos" melhor os personagens. Dash é um personagem cativante, gostei muito de suas palavras e atitudes. Lily também é uma personagem bem interessante, apesar de já ter passado por maus bocados, ganhando até um apelido nada legal, Escandalily, e de ser um pouco tímida, é uma pessoa forte, divertida e que ama muito sua família.
   

Os personagens secundários também são bons e muito bem desenvolvidos, achei engraçado Lily ter parentes trabalhando em quase todos os cantos de Nova York e gostei muito do avô e do irmão dela. O amigo de Dash, Boomer, também é bem divertido, os outros amigos dele também tem seu papel na trama.
"Mesmo assim, por algum motivo que toda evidência científica deveria tornar impossível, sinto que realmente tenho esperança. Tenho esperança de que o aquecimento global acabe. De que as pessoas não fiquem sem teto. Tenho esperança de que o sofrimento não exista. Quero acreditar que minha esperança não é em vão."
A diagramação está perfeita, a capa é linda, com o nome dos personagens em alto relevo, ela traz muito aquele clima gostoso de Natal, uma pena não tê-lo lido nessa época. A fonte possui um tamanho confortável para leitura, mas as páginas são brancas, um ponto negativo para quem não gosta, mas eu não me senti prejudicada.
   

A escrita é bem simples, leve e divertida, os capítulos não são muito extensos, o que proporciona uma leitura bem rápida. Este é um romance bem adolescente, que mostra muito bem aquela fase de descobertas, os erros e os acertos que moldam nossa personalidade, por esse motivo não consegui amar tanto a história, ela não é ruim, mas é meio bobinha, talvez se tivesse lido anos atrás tivesse gostado mais. Senti falta de mais descrições dos cenários, tem sim algumas descrições do Natal de Nova York, mas acho que deveria ter mais, mas entendo que este não era bem o foco dos autores.

Os autores possuem uma conexão tão boa que eu não consegui identificar qual parte foi escrita pelo David e qual foi escrita pela Raquel. Além deste livro os autores também já escreveram Nick & Norah: Uma noite de amor e música (Resenha aqui) e Naomi & Ely e a lista do não beijo, ambos publicados pela Galera Record. Há também uma adaptação de cada um dos livros citados, o primeiro já foi resenhado pela Rô e você pode conferir aqui. Eu assisti ao segundo, mas confesso que não gostei, porém quero ler o livro, embora eu tenha lido algumas críticas negativas sobre o livro também.

Este é o primeiro livro de uma duologia, o segundo título é The Twelve Days of Dash and Lily (Os Doze Dias de Dash & Lily, em tradução livre) que ainda não tem data de lançamento por aqui, mesmo não adorando o livro pretendo ler sua continuação.

Enfim, O Caderninho de Desafios de Dash & Lily é um livro adolescente que mostra as mudanças que ocorrem nesta fase, fala também sobre a descoberta do primeiro amor, porém de um jeito um tanto diferente, se você gosta de romances e não se importa com alguns clichês e dramas adolescentes, além é claro que adorar o Natal, você com certeza deve conferir este livro.
 

 Título Original: Dash & Lily's Book of Dares
Título: O Caderninho de Desafios de Dash & Lily
Autor(a): David Levithan e Rachel Cohn
ISBN: 9788501105158
Ano: 2016
Páginas: 256
Editora: Editora Galera Record
Nota: 3,5/5
Adicione: Goodreads | Skoob
Compre: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
    
Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Google+ ♦ Goodreads

2 comments:

  1. Lily e Dash tem opiniões tão diferente quando o assunto é Natal.
    Mas legal neste livro é que ele é narrado por eles dois. Eu já li outros livros assim e gosto muito, justamente por você ler os dois lado da historia. Ver a historia com olhares diferente. Se eu gostei do livro?? SIM...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem diferentes né!rs
      Ai que bom que gostou da indicação, então não deixe de ler e depois vem me contar o que achou.
      Abraço!

      Delete

Powered by Blogger.