[LIVRO] Trono de Vidro, Sarah J. Maas

Olá pessoas, tudo bem? 

A resenha de hoje é o primeiro livro do projeto de leitura da série Trono de Vidro e como prometido, vim falar minhas opiniões e tudo o que achei desse primeiro livro. Vou tentar não me estender muito e falar o essencial, mas não posso prometer. 


O livro vai apresentar a protagonista Celaena Sardothien, uma jovem de 18 anos que até o presente momento vive como escrava nas minas de sal de Endovier. Celaena cresceu sem os pais e desde muito nova foi treinada para ser uma assassina sanguinária e sem piedade. Com o tempo, Celaena foi criando fama com suas matanças e é conhecia como a Assassina de Ardalan, sendo a jovem mais temida por todos.

Celaena já sem esperanças e achando que ia morrer nas minas de sal, recebe a inesperada visita do jovem Dorian, o príncipe de Ardalan, com uma proposta inusitada e irrecusável. Ela terá que participar de um campeonato à vontade do rei, onde terá que passar por vários testes e, se ela ganhar, será nomeada a Campeã do Rei, mas não apenas isso. Em quatro anos ela poderá ter sua tão sonhada liberdade. Para isso, ela terá que pagar um preço alto e pegar em um caminho sem volta. 


Acho que nunca fui tão breve para falar sobre um livro, pelo menos sei que não dei nenhum spoiler e nem tem chances de estragar a experiência de leituras de outras pessoas. Enfim, vamos à minha linda - e nada perfeita - opinião sobre esse primeiro livro. 

Vou começar dizendo que eu gostei de várias aspectos da história. O foco do livro é na Celaena, mas também temos personagens secundários que são muito importantes para a história: Nehemia, Nox, Chaol, Dorian, Cain e Elena são apenas alguns deles. 


A criação de mundo é espetacular, fiquei vidrada nos detalhes mágicos das fadas, elfos e tudo o mais. Quero saber mais dessa parte do livro, espero que nos próximos tenha mais aprofundamento. Também gostei de como a autora lidou com os mistérios das mortes que acontecem durante a história, apesar de ter matado a charada antes dela contar o que aconteceu. 

A protagonista não é perfeita, é meio arrogante, cheia de si, mas apesar disso é sensível e tem seus momentos de fraqueza - mesmo que ela tanta não demonstrar. Ela tem um e apenas um propósito ao longo do livro e ela foca nisso, muitas vezes usando isso como desculpa para suas ações. 

A autora também ressalta que as mulheres da história tem o poder de mudar as coisas, tanto Elena quanto Nehemia são personagens que se adaptaram para sobreviver aquele mundo e tentam constantemente fazer o bem e ajudar os outros. 


Pontos que não gostei: o romance, achei fraco e até mals desenvolvido. Não consegui ver o porquê de acontecer o romance, não precisava estar ali na história e não fez diferença nenhum para o plot. Outra coisa que me irritou constantemente é que a autora ficava ressaltando o quanto a personagem era bonita, com os olhos azuis, loira, alta... Eu não queria saber isso, não era relevante para a história e muito menos para a evolução do personagem. Era até chato em alguns momentos. Assim como a constante afirmação de que ela era uma assassina sem igual, como nunca visto antes, que ela era a melhor do mundo. Eu não queria ler o que ela era, eu queria ver ela matando todo mundo. É para isso que eu to lendo, para ver matança! 

No geral eu gostei de boa parte da história, achei meio enfadonho em alguns momentos, parecendo que não ia ter desenvolvimento e que não ia chegar em lugar nenhum. Mas depois de uma certa parte as coisas começam a andar melhor e a ficar mais interessante. Ouvi dizer que o segundo é bem melhor que esse primeiro, fico feliz por isso pois estou na expectativa. 

Trono de Vidro
Trono de Vidro # 1
Sarah J. Maas
ISBN-13: 9788501401380
ISBN-10: 8501401382
Ano: 2013
Páginas: 392
Editora: Galera Record


Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

1 comment:

  1. Sua resenha me deixou mais interessada nessa série, amo a escrita da Sarah e me parece que é bem empolgante.

    Beijos

    ReplyDelete

Powered by Blogger.