[LIVRO] Se eu ficar, de Gayle Forman

Se Eu FicarTítulo Original: If I Stay
Autor (a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Ano: 2013
ISBN: 9788581635415
Adicione: Skoob
Compre:Submarino, Saraiva, Americanas, Livraria Cultura
Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar...

Antes de começar a resenha quero dizer que esse livro faz parte do meu mini projeto de ler os livros antes de suas estreias na telona (clique aqui para saber mais).

Eu vi a primeira vez o trailer desse filme quando assisti "A culpa é das estrelas" (aqui). Até então eu não sabia que era um livro e logo que descobri fiquei encantada com a história e queria ler logo. Queria saber mais como era a vida de Mia, o que aconteceu e como ela passou por tudo isso. 

Em uma manhã de neve, o rádio anuncia que as escolas não irão abrir. Mia, Teddy e seu pai (que é professor) não sairão de casa para estudar/trabalhar, então sua mãe decide que também não vai trabalhar, seria injusto com ela. Eles então tomam um belo café da manhã e decidem visitar um casal de amigos e depois os avós, na hora do jantar. E é nesse percurso que um trágico acidente acontece. 

Mia tem apenas 17 anos, toca violoncelo muito bem. Tem um futuro brilhante pela frente, mas o futuro é incerto e o destino prega peças inusitadas. Assim foi com Mia, o destino pregou uma peça bem ruim para ela e em um triste acidente de carro ela perde sua família e passa por uma experiência extracorpórea, onde ela tem que decidir se vai ou fica. Levando em consideração todas as dificuldades que ela pode encontrar se ficar ou decidir libertar-se dessas dificuldades e encontrar sua família seja lá onde estiver.
''Vocês podem achar que são os médicos ou as enfermeiras ou tudo isso que está controlando o show,” ela diz, gesticulando para a parede de equipamentos médicos. “Nuh-uh. Ela está controlando o show. Talvez ela esteja simplesmente guardando seu tempo. Então conversem com ela. Digam para ela levar o tempo que precisar, mas para voltar. Vocês estão esperando por ela.''
O livro é narrado em primeira pessoa, por Mia. Ela tem uma família encantadora e super de bem com a vida, estilo comercial de televisão. Seus pais gostam de música de verdade, de rock, e ela se considera a ovelha negra dessa família, pois toca violoncelo. Ela é muito boa por sinal. Além dos pais, Mia tem Kim, que é sua melhor amiga e Adam, seu namorado. Eles possuem uma relação muito forte e são apaixonados e tem a música como paixão, pois ele tem uma banda. Ainda sim, Vovô e Vovó são determinantes para a decisão de Mia. 

Eu tinha bastante expectativa com esse livro e devo dizer que não me decepcionou. Eu gostei da narrativa, a autora mesclou o presente com fatos do passado, para caracterizar melhor como era a vida de Mia e sua família. Para mostrar como o baque do acidente afetaria sua escolha de ficar ou não. Mia tem apenas 24h após o acidente para tomar a decisão que vai mudar sua vida e a vida das pessoas ao seu redor. É uma história linda, que te faz chorar e pensar na vida.

A leitura trás felicidade e tristeza nos momentos certos, é bem dividido e dá para sentir o drama da história. Fala sobre música, amor, família, expectativas, amizades. É perfeito para todos, uma leitura agradável e não é tendenciosa.
Eu percebo que morrer é fácil. Difícil é viver.
''Está tudo bem,'' ele me diz. ''Se você quiser ir. Todo mundo quer que você fique. Eu quero que você fique mais do que jamais quis algo na minha vida.'' A voz dele se quebra em emoção. Ele para, limpa sua garganta, respira fundo, e continua. ''Mas isso é o que eu quero e eu posso entender o porque pode não ser o que você quer. Então eu só quero te dizer que eu entendo se você se for. Está tudo bem se você nos deixar. Está tudo bem se você quiser parar de lutar.''
“Fique.” Com essa única palavra, a voz de Adam falha, mas ele engole suas emoções e continua. “Não existem palavras para o que aconteceu com você. Não existe uma boa palavra. Mas existe algo para se viver. E não estou falando de mim. É só que.... eu não sei. Talvez eu esteja falando merda. Eu sei que estou em choque. Eu sei que não digeri o que aconteceu a seus pais, ao Teddy...” Quando ele diz Teddy, a voz dele se quebra e uma avalanche de lágrimas se derrama pelo seu rosto. E eu penso: eu te amo.
“Se você ficar, eu faço o que você quiser. Eu largo a banda, vou com você para Nova Iorque. Mas se você precisar que eu vá embora,eu faço isso também. Eu estava conversando com Liz e ela disse que talvez voltar para sua antiga vida seja doloroso demais, que talvez seja mais fácil para você nos apagar. E isso seria uma droga, mas eu faço. Eu posso perder você assim se eu não te perder hoje. Eu te deixo ir. Se você ficar.”
Algumas capas do livro pelo mundo afora:

Trailer do filme
O filme estreia no Brasil dia 04 de Setembro, eu já estou na expectativa. Parece que essa adaptação também vai ser boa.
Vocês leram o livro? Estão na expectativa do filme também? Conta para mim o que acharam do livro, mas sem spoilers ein!
Beijos~!
 Onde me encontrar
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Tumblr ♦ Skoob ♦ Google+

8 comments:

  1. Olá, tudo bem?
    Acho que eu sou a única no mundo que ainda não leu este livro KKK
    Também queria lê-lo antes de assistir o filme, porém tem MUITOS livros na frente ):
    Mas, com certeza leio até o fim do ano!
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oiii, não é a única não, tem muita gente que ainda não leu. Eu só passei ele na frente por causa do filme mesmo, senão estaria lá no fim da lista haha

      Delete
  2. Eu vi o trailer do filme esse final de semana e me interessei muito.
    Não sabia da existencia do livro, mas, agora, depois de ler o seu comentário, com certeza vou atras dele para ler.

    Obrigado pela indicação.
    Beijos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lê sim, é um livro bem legal, daqueles que fazem você pensar na vida e como as coisas acontecem, como não temos posse sobre o nosso destino. Logo logo o filme estreia, tenta ler antes.

      Delete
  3. Eu estava bastante interessada em ler este livro, mas como tem muita gente falando sobre, muita resenha pipocando e filme para sair, resolvi esperar um pouco, porque normalmente você acaba formando uma opinião em cima disso e se decepciona. Então, vou esperar a "poeira baixar", mas adorei a sua resenha e o blog também, por isso já estou seguindo.
    Beijos
    www.bookspelagi.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Na verdade eu estava bem ansiosa pela leitura do livro e apesar disso o livro não me decepcionou, espero que o filme também não o faça.
      Acredito que até o lançamento do filme e dias depois o livro estará bem falado, melhor esperar um pouco, aproveita para adiantar sua lista de leitura hahah
      Beijos~!

      Delete
  4. Oi Rosana,
    Eu fiquei com meus olhos marejando. Posso estar enganada, mas foi aqui que vi o trailer pela 1ª vez e me encantei por ele e depois sim pelo livro, porque antes não achava que seria um livro chato. Agora só sei que vou chorar e não vejo a hora de tê-lo em minhas mãos .Depois do que li em sua resenha,NÃO posso ficar mais que 2 semanas sem esse livro rs!
    Beijos flor.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estou contando os dias para a estreia e para eu poder assistir (não vai ser na estreia =/) . Mas é bem bonito o livro, pelo o que parece o filme vai ser uma boa adaptação

      Delete

Powered by Blogger.