[LIVRO] Amazônia: Arquivos das Almas - Paul Fabien

Friday, August 14, 2015
Oi pessoal,

A resenha de hoje é sobre o livro de um autor parceiro aqui do blog. Um livro que aborda a Amazônia de uma forma surreal e totalmente futurística.

Título: Amazônia: Arquivo das Almas
Autor(a): Paul Fabien
ISBN: 9788581890258
Ano: 2013
Páginas: 332
Editora: Isis
Nota:  5/5
Adicione: Skoob
Compre: AmazonAmericanas | Saraiva | Submarino

Em um futuro não muito distante um casal de oficiais, Vitã e Helena, participam de várias campanhas militares. Em todas as oportunidades lutam para defender a grande floresta Amazônica. Eles não imaginam que uma nova missão irá lançá-los na mais espetacular e perigosa das aventuras. O grande enigma começaria dentro da Amazônia, um lugar inóspito e assustador repleto de mistérios e grandes perigos. Após vários confrontos se deparam com as cavernas de Abisinia, na Colômbia, onde encontram a origem do verdadeiro mal e descobrem antigos segredos gravados em inscrições cuneiformes, registradas por outras civilizações pré-diluvianas. 

 A premissa desse livro é bem intrigante, assim como sua capa, que é muito bonita e bem elaborada, um traço impecável e que da uma leve ideia do que vai tratar a história, mas muito superficialmente, pois conforme entramos cada vez mais afundo da história de Vitã e Helena, descobrimos que muitas coisas se escondem nas matas, e segredos ficam escondidos nas profundezas de cavernas e bases militares.


A escrita do autor é bem descritiva e isso deixa tudo mais interessante, cria uma boa relação com os personagens e os lugares, é muito fácil entrar na história com a escrita dele, outra coisa que me chamou muito atenção na história foi a forma como ele tratou a cultura brasileira, o modo como no futuro a preservação da natureza e dos nativos é de suma importância, além de aliar essa proteção a tecnologia, achei uma sacada e tanto para tornar a história original; afinal histórias sobre civilizações futuristas existem aos montes, mas quase todas tratam mais da tecnologia, mas nesse livro o autor consegue unir as duas coisas e ter esse diferencial em sua narrativa. 


Esse livro para mim foi uma mistura de várias coisas que gosto bastante, ficção científica, fauna e flora, e lendas baseadas em antigas civilizações. Apesar de ser uma leitura de altos e baixos, no sentido de ritmo narrativo, foi uma leitura bem empolgante em vários momentos, principalmente em combates e descobertas ao longo da história.

No começo do livro temos uma ideia e ao longo de todas as páginas vamos aprofundando cada vez mais essa ideia e vamos descobrindo que a história apresentada é muito mais que aquilo; temos conflitos políticos, criticas sociais em relação do homem e a natureza do planeta que habita, até que ponto a ambição pode levar um ser humano a fazer algo bom ou ruim e até mesmo colocar em dúvida sobre o uso das tecnologias para propósitos fúteis e egoístas; a temática é bem abrangente e eu achei isso muito interessante do autor conseguir explorar vários pontos e conectá-los de uma forma perfeita em toda a história.
"-Não sei, Helena, não sei. Talvez sejam os jogos políticos e a corrupção que o fazem se manter no poder. Eu ouvi dizer que eles têm muitos meios de comunicação e isso deve ajudá-los a distorcer fatos." pág 152
O livro é muito bom e prende bem a atenção do leitor, mesmo com o fluxo de leitura que não é tão rápido em certos momentos, mas acho que essa é a proposta da narrativa, realmente sentir o ritmo que as coisas acontecem no tempo "real" digamos assim. Apenas um pequeno detalhe que espero que seja arrumado para as próximas edições, a revisão do texto, encontrei alguns erros de ortografia que são bem simples, mas bem perceptíveis também.

Embarque nessa aventura com muita tecnologia, referências de filmes muito legais da cultura nerd como Indiana Jones, Star Wars, histórias bíblicas, mitos de antigas civilizações e um final que vai te deixar querendo mais e que ainda sim, deixa em aberto para o leitor imaginar o que pode acontecer além do que o autor nos trás na narrativa.


Acompanhe o blog nas redes

2 comments:

  1. Ohhh... Livro novo! Nao conhecia e vc tem razão, a capa é linda e a arte está mto bem feita.
    A sinopse ja tinha me interessado e ao ler a resenha gostei mto mais.
    As referências do livro ja me chamou a atenção, pq gosto desses elementos. E eu adoro uma aventura com mistura de ficção científica e pra mim é novo ter lendas tb.
    Gostei da dica.
    Bjus

    ReplyDelete
  2. Oi Suzzy,
    Essa capa é maravilhosa demais!!!! Aposto que vai gostar da leitura, se tudo no livro te atrai, com certeza vai ser uma ótima leitura.
    Beijos

    ReplyDelete

Powered by Blogger.