[LIVRO] O leão, a feiticeira e o guarda-roupa (As Crônicas de Nárnia) - C.S.Lewis

Oi pessoal, 

O mês de março chegou e com ele a hora de ler o segundo livro do projeto Lendo As Crônicas de Nárnia, eu já fiz a resenha do primeiro livro aqui no blog, e hoje é a vez do livro O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.



Nesse livro vamos acompanhar os irmãos Pevensie, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que foram levados até a casa de campo de um professor solitário para fugir das bombas que atingem Londres durante a Segunda Guerra, num dia de chuva e durante uma exploração da casa, Lúcia, a mais nova dos irmãos, encontra um estranho guarda-roupa numa sala vazia, ao entrar nele, ela se depara com um mundo totalmente novo, Nárnia, lá conhece o fauno Tumnus e descobre mais sobre a feiticeira branca Jadis e a maldição lançada sobre Nárnia, sempre inverno e nunca Natal; ela e seus irmãos vão embarcar numa viagem até Nárnia e descobrir mais sobre sua magia, lutar contra forças gélidas da feiticeira, aprender sobre si próprios e conhecer as criaturas mais encantadoras desse novo mundo.

Quando comecei a ler o segundo livro das Crônicas, eu já sabia o que esperar dele, afinal já vi o filme algumas vezes, mas é sempre diferente quando a gente lê, e não foi diferente nesse livro, ele não me trouxe grandes surpresas como o primeiro, mas eu fiquei realmente encantada com a fidelidade que o filme conseguiu manter, dentro do possível muitas das coisas acontecem de maneira muito fiel ao livro, e achei isso fantástico, alguns dos detalhes que não apareceram no filme também não fizeram falta, é claro que durante a leitura eles foram importantes e mostraram algumas coisas bem interessantes, mas nada que atrapalhe o filme. 
"[...] Não creio que valha a pena entrar pelo guarda-roupa para procurar os casacos. Por esse caminho, nunca mais irão a Nárnia. Nem os casacos serviriam para muita coisa agora. Hein? Que tem isso? É claro que um dia vocês voltarão a Nárnia. Quem é coroado rei em Nárnia, será sempre rei em Nárnia. Mas não tentem seguir o mesmo caminho duas vezes. Na verdade, vocês nem devem fazer coisa alguma para voltar a Nárnia. Nárnia acontece. Quando menos esperarem, pode acontecer. [...]" pág 186
Eu amei a leitura desse livro, cheio de momentos divertidos, personagens incríveis (Lúcia mora no meu ) e a escrita do Lewis que é sensacional e fala diretamente com o leitor, no livro podemos perceber muito mais a personalidade dos personagens, especialmente Edmundo, que ao meu ver é o personagem mais completo desse livro, ao mesmo tempo que ele faz as maldades dele, ele também tem um pouco de consciência e no fundo ele é bom, mas simplesmente não quer dar o braço a torcer; os personagens de que menos gosto são Pedro e Susana, acho os dois bem enfadonhos, Lúcia é uma fofa e muito sensata, as vezes até mais do que seus irmãos mais velhos, acho que no fundo me identifico muito com ela, com esse lado mais sensato, mas também sem deixar a imaginação de lado.





Título Original: The lion, the witch and the wardrobe
Título: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
Autor(a): C.S.Lewis
ISBN: 9788578270698
Ano: 2009
Páginas: 87
Editora: Martins Fontes
Nota: 5/5
Adicione: Skoob

Não deixe de acompanhar o blog nas redes sociais! 

2 comments:

  1. Olá, Amanda.
    Gosto bastante dessa crônica/conto. Aliás, é a minha preferida em todo livro. Contudo, acho que nessa é a única que o filme superou o livro. As demais adaptações foram bem fraquinhas, mas a desse primeiro conto ficou incrível.
    Adorei encontrar essa resenha por aqui. O autor realmente possui uma escrita muito boa.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi,
      Esse não é meu conto favorito, mas é bem querido pois foi com o filme dele, o qual adoro, que conheci esse mundo. Eu não assisti o filme do Príncipe Caspian e nem li o conto do Peregrino da Alvorada, então não posso opiniar sobre eles.
      Mas o filme do leão, a feiticeira e o guarda-roupa é bem fiel e muito bom.
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos

      Delete

Powered by Blogger.