Graphic MSP - Para quem quer começar a ler HQs

Olá pessoas, tudo bem? 

Faz um certo tempo que comecei a ler hqs e desde então tento influenciar o máximo de pessoas possíveis para fazer o mesmo. Sendo assim, hoje eu vou falar sobre uma das primeiras HQs que li depois de grande. Resolvi começar por essas pelo Q de nostalgia que elas proporcionam.


Ler hq tem várias vantagens, entre elas: você conseguir começar e terminar uma leitura em questão de horas, o que é ótimo para aqueles dias de ressaca literária ou até quando você não quer entrar de cabeça em um livro muito pesado. 

Existem HQs do mais diversos tipos, tamanhos, cores e gêneros diferentes. Acredito que quando as pessoas pensam em hq elas logo pensam em super-heróis, mas saiba você que não é só disso que vive o mundo dos quadrinhos. 


O projeto, inicilamente, começou com o MSP 50 que foi uma série de quatro livros de quadrinhos desenvolvido pela Mauricio de Sousa Produções no qual artistas brasileiros foram convidados a elaborar histórias em que fizeram uma releitura dos personagens clássicos de Mauricio de Sousa em homenagem aos 50 anos da carreira do quadrinista, completados em 2009. A partir daí, a série deu origem ao projeto Graphic MSP, iniciado em 2011.

Vou começar indicando uma série de hqs que vão te levar à nostalgia e te fazer querer entrar nesse mundo. As Graphic MSP é organizada pela Mauricio de Sousa Produções e tem a intenção de recontar nossos amados quadrinhos da Turma da Mônica pela visão de novos artistas, dando também a chance da interpretação dos mesmos. 

Atualmente o acervo da Graphic MSP conta com 19 títulos, sendo a primeira Astronauta Magnetar lançado em Outubro de 2012 e a mais recente Horário - Mãe lançado em Julho de 2018. Segue a lista com todas as que já foram lançadas:


Eu já li 6 hqs desse projeto sendo eles: Astronauta Magnetar, Turma da Mônica - Laços, Chico Bento - Pavor Espaciar, Bidu - Caminhos, Penadinho - Vida e Turma da Mônica - Lições. Eu ainda vou ler todos e aos poucos trazer resenha aqui para o blog, então fiquem de olho. 


Eu recomenda esses quadrinhos de olhos fechados, além de serem super fáceis de ler, eles também tem uma parte de EXTRAS no final. Nesses extras, os artistas que montaram, organizaram e ilustraram a hq vai contar a experiência deles com o projeto, assim como as dificuldades que eles tiverem e mais detalhes sobre o trabalho deles. 

Bidu - Caminhos (até agora) é uma das minhas favoritos. Se você tem algum bichinho de estimação, ou gosta de animais em geral, essa é a hq certa para você. Vai te fazer emocionar, torcer pelos personagens e deixar você com aquela sensação gostosa de aconchego. 


As hqs tem em média 80 páginas, o que vai te fazer voar por ela e te deixar com vontade de ler todas. Acho que leva em média 1h para ler cada uma, o que é um bom tempo, já que em 1h -pelo menos eu- consigo ler coisa de 50 páginas dos livros comuns. 

E também é aquela coisa, a hq vai te proporcionar a experiência de terminar um livro rápido, te fazer se apaixonar pelas ilustrações e pelas histórias e ainda te levar de volta à infância com alguns dos personagens que crescemos lendo em gibis. 

Diria que as Graphic MSP é mais voltada para o público adulto, mas definitivamente pode ser lidas por crianças também. Acredito que os personagens dessa turma atingiu várias gerações e vai atingir muitas outras. No que eu puder ajudar, irei compartilhar meu amor por esses personagens. 

Acompanhe o blog nas redes sociais!
Instagram ♦ Twitter ♦ Facebook ♦ Skoob ♦ Goodreads ♦ Pinterest

5 comments:

  1. Ah, às vezes penso em ler Hq, mas acaba ficando em último plano na minha lista.
    Já li Soppy e amei!
    Hq da Turma da Mônica deve ser maravilhosa, tem ótimas dicas aí.

    Beijos

    ReplyDelete
  2. Este realmente é um gênero que só tem trazido inovações nos últimos tempos. E sim, tinha mesmo este lance de trazer super heróis e só.
    Com o tempo, vários temas começaram a povoar as Hq e elas hoje, habitam as estantes de muitos leitores, desde os de livros do momento, até os clássicos!
    Eu ainda estou no começo, mas pretendo melhorar isso com o tempo!
    Beijo

    ReplyDelete
  3. Olá.
    Gosto bastante de HQs e leio bem de vez em quando, pois acabo dando preferência para a compra de livros do que de HQs.
    Essa série MSP parece ótima para quem quer começar a ler HQ. É realmente nostálgico porque trata de personagens que já conhecemos e gostamos.
    Quero muito ler Bidu. Parece muito fofinho.
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Comecei a gostar de hqs aqui pelo blog, realmente é uma leitura fácil e que flui perfeitamente mas nem por isso deixa de ser boa ou de prender o leitor.
    Com certeza a do Bidu vai ser minha próxima leitura.

    ReplyDelete
  5. Legal essa ideia. E pelos títulos me fez lembrar que lia muita coisa da Mônica quando era pequena. Nossa, tinha um tio que me dava várias revistinhas e coisas assim pra ler. Ver os títulos me fez lembrar disso e de que provavelmente foi por aí que comecei a gostar de ler, faz tempo viu. O projeto é bem interessante e deve bater uma nostalgia boa ^^

    ReplyDelete

Powered by Blogger.